Paracleto.net     Internet
   
Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades



Pirassununga - SP ,  Sábado, 18 de Novembro de 2017 - Boa noite! - 23:21


Espiritismo



Espiritismo

[Do fr. spiritisme.]

S. m. Rel. Doutrina baseada na crença da sobrevivência e existência do Espírito (alma) independente do corpo e em seu retorno à Terra em sucessivas encarnações, até atingir a perfeição e da existência de comunicação, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os Espíritos encarnados e os desencarnados.

Introduz-se no Brasil em meados do século XIX, nos estados do Rio de Janeiro, do Ceará, de Pernambuco e da Bahia. Ganha impulso com a formação de grupos de estudo das obras do professor francês Allan Kardec - (1804-1869), pseudônimo de Denisard Léon Hippolyte Rivail, fundador da corrente espírita conhecida como Kardecismo, tendo como base O Livro dos Espíritos, lançado em 18 de Abril de 1857. Como na época as obras espíritas ainda não estavam traduzidas para o português, os adeptos da nova religião pertenciam a classes sociais mais instruídas. Em 1884 é fundada a Federação Espírita Brasileira. Em 1991, o Espiritismo reúne cerca de 1,6 milhão de adeptos em todo o país. Em 2001, a Federação Espírita do Estado de São Paulo estimava a existência de 4 milhões de seguidores. Só no estado de São Paulo, em 2001, existiam 800 centros espíritas.

O Espiritismo considera o homem o único responsável por sua felicidade, pois tudo depende de seus atos. Prega o amor ao próximo como meio de chegar à maturidade espiritual (perfeição). Afirma que as reencarnações permitem a evolução gradativa do Espírito para se redimir de erros passados. Todas as faltas podem ser reparadas. Como o corpo é apenas um instrumento para a volta à Terra, quando atinge a perfeição o Espírito não precisa mais reencarnar.

Os Espíritos interferem na vida terrena por meio dos médiuns, pessoas a quem recorrem para contar aos vivos como estão, fazer revelações e dar conselhos. A comunicação acontece pela psicografia (o médium escreve como se o próprio Espírito escrevesse) ou pela incorporação (o Espírito apodera-se do corpo do médium para falar aos vivos). Os Espíritos superiores promovem o bem. Os inferiores dão más orientações. Os praticantes do Espiritismo reúnem-se em centros, mas não seguem rituais. A Encyclopaedia Britannica estima em 12 milhões o total de adeptos do Espiritismo em todo mundo, em 1998, a grande maioria na América Latina. Allan Kardec, médico, cientista e professor francês (3/10/1804-31/3/1869). Principal estudioso e organizador da doutrina espírita, também conhecida como kardecismo. Léon Hippolyte Denisard Rivail nasce em Lyon. Allan Kardec, é o pseudônimo que adota mais tarde. Estuda letras e medicina na universidade local. Em 1824 publica um ensaio sobre o aperfeiçoamento do ensino no país. Funda o Instituto Rivail para desenvolver novos cursos com esse sentido, mas é obrigado a fechá-lo em 1835 por dificuldades financeiras. Passa a dar aulas de química, anatomia, astronomia e física em casa. A partir de 1852, atraído por fenômenos espirituais ocorridos nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha à espera de interpretação, inicia estudos sobre o Espiritismo. Em 1854 testemunha uma escrita mediúnica e conclui que ela reflete a manifestação de Espíritos sem a interferência humana. Consegue contatar alguns Espíritos logo depois e vem a saber, por meio deles, que se havia chamado Allan Kardec em outra vida sendo um Druida. Usa esse nome para publicar O Livro dos Espíritos, em 1857, obra fundamental da filosofia espírita. Cria, em 1858, a Revista Espírita e a Sociedade Parisiense dos Estudos Espíritas. Morre em Paris.

Livro dos Espíritos(...)

Livro II

Capítulo II

Encarnação dos Espíritos

I - Finalidade da Encarnação

Página 91

132. Qual é a finalidade da encarnação dos Espíritos?— Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea nisto é que está a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade, que é a de pôr o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da criação. É para executá-la que ele toma um aparelho em cada mundo, em harmonia com a sua matéria essencial, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. E dessa maneira, concorrendo para a obra geral, também progride.

A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Mas Deus, na sua sabedoria, quis que eles tivessem, nessa mesma ação, um meio de progredir e de se aproximarem d'Ele. É assim que, por uma lei admirável da sua providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.

133. Os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem, têm necessidade da encarnação?— Todos são criados simples e ignorantes e se instruem através das lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer feliz a uns, sem penas e sem trabalhos, e por conseguinte sem mérito.

133. Mas, então, de que serve aos Espíritos seguirem o caminho do bem, se isso não os isenta das penas da vida corporal?— Chegam mais depressa ao alvo. Além disso, as penas da vida são freqüentemente a conseqüência da imperfeição do Espírito. Quanto menos imperfeito ele for, menos tormentos sofrerá. Aquele que não for invejoso, nem ciumento, nem avarento ou ambicioso, não passará pelos tormentos que se originam desses defeitos.

LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
Rua: do Lucas, 84 e 86 - Brás
São Paulo/SP - CEP 03005-000
Brasil

Telefones
(11) 3229-0526
(11) 3229-1227
(11) 3227-1396
(11) 3229-0937
(11) 3229-4592
(11) 3229-0514
Fax
(11) 3229-0935
(11) 3227-5714
Este arquivo foi atualizado em 30.09.2013


Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita





Espiritismo





Endereço desta página na Internet:

http://www.paracleto.net/espiritismo.php

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas

Visualizações desta página: (2925)



|

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF
FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


Filme Causa e Efeito


O Livro dos Espíritos - Como ele foi elaborado


NÃO AO ABORTO, mesmo em caso anencefalia!


O Filmes dos Espíritos


Nosso Lar - O Filme


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2017
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2017
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Copyright © 2000-2017










Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita

Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Orkut Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Espiritismo


Warning: mysql_connect(): User 'paracleto_2' has exceeded the 'max_user_connections' resource (current value: 5) in /var/www/html/paracleto.net/web/ferramentas/visitas/estatistica_das_visitas.php on line 26
User 'paracleto_2' has exceeded the 'max_user_connections' resource (current value: 5)