Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 19:46


Reforma Íntima - 27/11/2010 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Quando pensamos em reforma íntima, a primeira ideia que nos vem à mente é a de que precisamos mudar algo internamente, ou seja, por meio de uma introspecção.

E o que acontece? Assistimos às palestras, recebemos o passe, tomamos água fluidificada ou, ainda, vamos à Igreja e recebemos as bênçãos, seja do Padre ou do Pastor e vamos embora. Somos caridosos apenas dentro da Casa Espírita ou das Igrejas, chegando a fixar no pensamento que essas atitudes irão se repetir por longo tempo. Mas, à medida que vamos estudando e compreendendo melhor os ensinamentos, sentimos que necessitamos nos integrar mais nas ações de reforma moral da Sociedade, e nada melhor para fazermos isso do que iniciando tal reforma por nós mesmos, isto é, que sejamos irmãos na convivência com o mundo, fato que nos levará à nossa reforma moral.

Todo religioso sabe que é necessária a reforma íntima, porque compreende que a bondade, a gentileza e tantos outros preceitos do verdadeiro cristão geram mecanismos para atingir o seu mais nobre objetivo: a reforma moral da criatura.

A maioria dos livros escritos pelas vias mediúnicas são ricos de ensinamentos e são verdadeiros tratados de saúde mental, com base no Evangelho de Jesus (Novo Testamento) e na Codificação de Allan Kardec.

A motivação para esse esforço de reformar-se nasce do confronto da meditação com o cotidiano nem sempre ideal, que muitos adotam. Unindo, pois, a teoria à prática, tem-se por finalidade revelar, de forma mais clara, o ente cristão que há por trás das “armadilhas perigosas” que o materialismo impõe como regra geral, na jornada durante a vida dos encarnados (vivos).

É do conhecimento de todos que, na prática, mais fácil é ler e achar que entende os ensinamentos de Jesus do que exercitá-los e realmente assimilá-los no dia-a-dia, consolidando posturas cristãs e aprimorando qualidades morais. Nada há de estranho nisso, pois se sabe que nosso mundo é ainda de expiação (provas) e, por isso mesmo, todo homem tem muitas imperfeições para serem corrigidas. Pessoas mais esclarecidas sobre os seus defeitos e mais empenhadas no processo de reforma íntima conseguem conviver mais harmoniosamente entre si, alcançando maior êxito em suas realizações.

A dificuldade de praticar a reforma íntima reside no orgulho, na soberba, na vaidade e em tantos outros defeitos morais que contrariam os ensinamentos do Mestre. Entretanto a descoberta da necessidade de "ver" e corrigir os erros praticados converte-se em um passo importante, pois conduz o indivíduo à reforma interior, tão essencial ao aprimoramento do ser. E mais: é certo que a maioria que estuda atentamente os livros espíritas, a partir da Codificação de Allan Kardec, que representa a base do Espiritismo, sente a necessidade de melhor se conhecer e pôr em prática a reforma íntima. Todavia, nem sempre sabe como “fazer” a tal reforma íntima. Eis algumas regras básicas:


1) Falar sempre de forma a não atacar o próximo;

2) Não ver as críticas ou qualquer coisa com caráter pessoal;

3) Não fazer suposições, principalmente quando se referir a alguém;

4) Fazer o melhor que puder, com o máximo de si , se possível em benefício do próximo.

Parece simples, mas não é. E com esforço chegaremos lá.

“Ante às dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros, mas igualmente a favor de nós mesmos.” - Emmanuel. Livro Encontro Marcado.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 27/11/2010.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Reforma Íntima - 27/11/2010 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2010.11.27

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Reforma Íntima - 27/11/2010 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem