Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 3:55


Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - 22/01/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Jesus Cristo em diversas passagens mencionou que viria aquele para ajudar ou consolar, conforme as passagens bíblicas a seguir: Novo Testamento - João 14, versículo 17: “A saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.”; Novo Testamento - João 15, versículo 26: “Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim.”; Novo Testamento - João 16, versículo 13: “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”.

Segundo o dicionário a expressão Paracleto [(é) pronúncia com som aberto para a letra “e” vem da expressão grega Parákletos, pelo latim. tardio Paracletu.] e significa: 1 - Designativo aplicado a Cristo e especialmente ao Espírito Santo; 2 - Defensor, protetor, mentor, ajudador ou consolador.

Para o Espiritismo, Paracleto é o nome do Espírito da Verdade que consiste em ser O Consolador prometido por Jesus Cristo e que foi enviado por Deus, convertendo-se assim para melhor entendimento como sendo o Espiritismo o próprio Paracleto, o qual traz a mensagem do Espírito da Verdade contida na Terceira Revelação Divina (artigo publicado na edição de 04/12/2010).

A Doutrina Espírita esclarece de forma sucinta o Evangelho, conseguindo "tirar o véu de alegorias" da Bíblia e tendo a capacidade de explicar de forma coerente e satisfatoriamente fatos e fenômenos que para as outras religiões é algo de difícil entendimento. A seguir as revelações que a humanidade teve a oportunidade de receber:

1ª Revelação apresentada por Moisés: “Olho por olho, dente por dente.”.

2ª Revelação apresentada por Jesus Cristo: “Se te baterem em uma face, oferece-lhe a outra.”.

3ª Revelação apresentada pelo Espírito da Verdade ou Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo: “Sem Caridade não há salvação.”.

No Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec e os Espíritos Superiores revelam ser o Espiritismo "O Consolador Prometido por Jesus", "O Espírito da Verdade", o "Paracleto", conforme o Evangelho de João acima descrito.

Se, portanto, o Espírito da Verdade devia vir posteriormente ensinar todas as coisas, é porque o Cristo não havia ensinado tudo à época. Se o Paracleto (Espiritismo) viria recordar o que Cristo havia dito, é que teríamos esquecido ou mal interpretado os ensinamentos do Mestre. Consequentemente, se o Cristo não pôde desenvolver sua doutrina ou conjunto de regras em sua totalidade, é que faltava aos homens conhecimentos que não poderiam adquirir senão com o tempo, e sem os quais não o poderiam compreender coisas que poderiam parecer um contrassenso ou algo absurdo no estado de conhecimento vigente na época de Jesus Cristo (cerca de 2.000 anos atrás).

Kardec ainda recorda que o Espiritismo vem no tempo certo cumprir a promessa do Cristo: o Espírito da Verdade ressalta o seu ensinamento básico como sendo a observância da lei; ensinando todas as coisas, fazendo compreender o que o Cristo havia dito por parábolas. Cristo disse: "Ouçam aqueles que têm ouvidos para ouvir". O Espiritismo vem abrir os olhos e ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegorias. Levanta o véu deixado intencionalmente sobre certos mistérios. Vem enfim trazer uma suprema consolação aos deserdados da terra e a todos aqueles que sofrem, dando uma causa justa e um propósito útil a todas as dores. O Espiritismo lhe dá uma fé inabalável no porvir, e a dúvida pungente não mais toma conta de sua alma. Fazendo-o ver as coisas do alto, a importância das vicissitudes terrestres se perde na vastidão e no esplêndido horizonte que a abraça, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até o fim do caminho.

Alguns irmãos afirmam que são muitas as doutrinas que consolam. Por que seria consolador apenas o Espiritismo? Perguntamos: as outras doutrinas oferecem ao homem as ferramentas [reencarnação, intercâmbio com desencarnados, pluralidade dos mundos habitados, etc.] que o Espiritismo apresenta? Certamente que não! Até porque a Doutrina Espírita não é um conjunto de ideias, dita por um pensador ou por um grupo qualquer. Trata-se da manifestação do Espírito da Verdade, que o fez utilizando o sistema de universalidade, justamente para que opiniões pessoais ou de grupos não viessem colocar em risco o futuro da mensagem libertadora.

A Terceira Revelação [ou Consolador Prometido] fundamenta-se na opinião de um conjunto de inteligências [Espíritos], que se manifestaram em mais de mil agrupamentos espíritas em todo o mundo, na época da Codificação (1857). Foram essas inteligências que estabeleceram os princípios morais e filosóficos da Doutrina Espírita e que não podem ser mudados pela vontade deste ou daquele pensador discordante.

Na Internet há vários sites que falam do assunto, como por exemplo, ao acessar o Google (buscador de textos e assuntos – www.google.com), basta digitar a expressão Paracleto que serão exibidos inúmeros sites, entre eles o primeiro a ser exibido, especificamente o site: Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo (www.paracleto.net), o qual contém os artigos deste colunista e que são publicados semanalmente no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 22/01/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - 22/01/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.01.22

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo - 22/01/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem