Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - Bom dia! - 10:10


Sócrates e Platão - Precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo - 05/02/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



A ideia espírita é tão velha quanto o próprio tempo. Já na Antiguidade podemos perceber o surgimento dessas verdades eternas e católicas (universais). Até que ponto as ideias de Sócrates (viveu de 470 a 399 a. C.) e de Platão (viveu de 427 a 347 a. C.) se assemelham às do Espiritismo?

A religião de maneira geral dá explicações a respeito da criação do homem, do universo e da natureza, como por exemplo, a citação na Bíblia sobre Adão e Eva, convertendo-se essas explicações em pilares da filosofia antes de Sócrates. Por outro lado, a China milenar, com seu modo de entender a vida, tudo dentro da simplicidade, discute normas de comportamento. No taoísmo há diversas noções sobre a arte de viver. No hinduísmo a noção de reencarnação para promover a purificação da alma. Não diferente, a Grécia antiga, palco da filosofia e terra natal dos citados precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo, elaborou o pensamento: “o conhecimento e a razão estão sempre em ação”.

A vinda de Sócrates mudou o eixo da filosofia: o homem voltou-se para dentro de si mesmo (introspecção) e deixou o universo um pouco de lado, ou seja, rumando para a promoção do autoconhecimento.

Platão, discípulo de Sócrates, deu continuidade ao método do seu mestre, aperfeiçoando-o. Depois de Platão surgiu Aristóteles. E assim poderíamos ir citando os diversos filósofos que continuaram um conhecimento primário ou anterior, até chegarmos à época atual.

A continuidade de um conhecimento pode levar a suposições, como a que promove a suposta possibilidade de que Jesus devia conhecer a seita dos essênios que era uma ordem religiosa existente, composta de cerca de quatro mil homens que se dedicavam a uma vida religiosa mística, a qual difundia os exercícios espirituais e a perfeição cristã, entretanto seria errado concluir que Ele baseou seu conhecimento nessa seita, e que, se tivesse vivido em outro meio ensinaria outros princípios. As grandes ideias não aparecem nunca de súbito. As que têm a verdade por base contam sempre com precursores, que lhes preparam parcialmente o caminho. Depois, quando o tempo é chegado, Deus envia um homem com a missão de resumir, coordenar e completar os fundamentos que precisam ser transmitidos, isso logicamente de acordo com o desenvolvimento moral da humanidade, e poder assim desenvolver e difundir a doutrina. Dessa maneira, não tendo a doutrina surgida bruscamente, a mesma expande-se, principalmente, ao aparecer, pessoas com a mente livre de preconceitos e inteiramente preparadas para aceitá-la e entendê-la. Assim aconteceram com as ideias cristãs, que foram pressentidas muitos séculos antes de Jesus e dos essênios (em torno de 500 anos), e das quais foram Sócrates e Platão os principais precursores.

Sócrates também foi vítima do fanatismo, do mesmo modo que Jesus, por haver atacado as crenças tradicionais e colocado a virtude acima da hipocrisia e da ilusão dos formalismos, ou seja: por haver combatido os preconceitos religiosos. Jesus foi acusado pelos fariseus (sacerdotes da antiga seita judaica que se distinguia pela observância estrita e formal dos ritos da lei de Moisés) de corromper o povo com os seus ensinos. Da mesma forma Sócrates também foi acusado pelos “fariseus do seu tempo” de corromper a juventude, ao proclamar o dogma da unicidade de Deus, da imortalidade da alma e da existência da vida futura. Da mesma forma que não conhecemos a doutrina de Jesus senão através dos escritos dos seus discípulos, também não conhecemos a doutrina de Sócrates, senão pelos escritos do seu discípulo Platão.

Caso surja algum irmão e veja esta comparação como uma profanação, alegando não ser possível haver semelhanças entre as doutrinas de Sócrates e a do Cristo, é salutar ressaltar que a doutrina de Sócrates tinha por finalidade combater o paganismo, e que a doutrina de Jesus, mais completa e mais depurada que a de Sócrates, nada tem a perder na comparação. A grandeza da missão divina do Cristo não poderá ser diminuída. Além disso, trata-se de fatos históricos, que não podem ser escondidos.

Estas explanações acima atestam que Sócrates e Platão, através dos fundamentos das suas doutrinas, pressentiram as ideias cristãs, as quais estão incluídas nos princípios fundamentais do Espiritismo.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 05/02/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Sócrates e Platão - Precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo - 05/02/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.02.05

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Sócrates e Platão - Precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo - 05/02/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem