Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 14:02


Paciência - A aquisição mais difícil - 26/03/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda vez que pensamos em evolução partimos do pressuposto que algo foi melhorado, seja na questão antropológica (características biológicas e socioculturais), ou especificamente no campo espiritual, cientes de que toda evolução requer sacrifícios, os quais promovem o aumento da responsabilidade de cada um de nós, porém na mesma proporção da satisfação do dever cumprido.

Evoluir é adquirir virtudes como a paciência e agir com paciência vai promover uma paz interior e sua consequente melhoria na qualidade vida, pois estaremos nos livrando da pressa, sofreguidão, irritação, aborrecimento, ira, etc., aprendendo a ajudar em silêncio, ou seja, sem que ninguém saiba das ações altruístas (caridade sem apego material) que fazemos, aprendendo a aceitar as dificuldades sem reclamar da vida, como também aprendendo a controlar melhor a expectativa, pois aquele que age pensando sempre no retorno está na verdade forjando uma esperança fundada em supostos direitos, probabilidades ou promessas.

Por mais que seja difícil adquirir a paciência devemos lutar contra nossos defeitos morais, como por exemplo, não devemos criar desculpas íntimas para não mudarmos a nossa postura a cerca de determinada situação ou determinada pessoa que no primeiro momento, digamos, nos causou uma impressão negativa, pois o preconceito dificulta o exercício da paciência, gerando assim em cada um de nós a perigosa ação de criticar, fazendo com que a gente esqueça que na maioria das vezes criticamos algo que em nós é mais latente ou costumeiro.

As técnicas mais louváveis para adquirir a paciência são: agir com cortesia, gentileza e educação, pois quando determinada situação, digamos desagradável, nos for imposta, com certeza ao agir com as técnicas citadas a situação será revertida, pois um “bom dia”, uma “boa tarde”, uma “boa noite”, um “por favor”, um “olá”, um “como vai?” e um “obrigado” abrem portas e “desarmam” qualquer um que esteja encolerizado (nervoso).

No Livro O Evangelho segundo o Espiritismo, CAPÍTULO IX - Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos – há uma Instrução de um Espírito amigo sobre a PACIÊNCIA: “A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu”, onde fica evidenciado que o sofrimento é uma dádiva, pois se converte em oportunidade de redenção, principalmente quando exercemos a paciência.

Na mensagem também fica claro que a paciência é uma caridade e devemos praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo. A caridade, como por exemplo, que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas, porém muito mais penosa (difícil) e, consequentemente, muito mais meritória (de maior valor espiritual) é a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a tão difícil, porém grandiosa virtude chamada paciência.

Afinal de contas, se atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores, pois por uma questão meramente positivista, o fardo ou o sofrimento parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se olha para baixo e não se exerce a auto-estima.

A mensagem é finalizada com um chamamento: “Coragem, amigos! Tende no Cristo o vosso modelo”, pois se pararmos para pensar Ele foi humilhado, incompreendido e na verdade nada tinha que pagar, enquanto que TODOS NÓS temos que expiar (resgatar as dívidas espirituais) para que dessa forma possamos obter melhores recursos para a nossa evolução.

“Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo. – Um Espírito amigo. (Havre, 1862.)”.

Ainda segundo o livro "A Vida Escreve", obra psicografada por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, segundo instrução do Espírito Hilário Silva: “O mais difícil é ajudar em silêncio, amar sem crítica, dar sem pedir, entender sem reclamar. A aquisição mais difícil para nós todos se chama paciência.”

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 26/03/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Paciência - A aquisição mais difícil - 26/03/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.03.26

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Paciência - A aquisição mais difícil - 26/03/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem