Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 - Bom dia! - 0:06


O acaso não existe - 30/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Para aqueles que assistiram ao filme ou que leram o livro “O Segredo”, de autoria da escritora Rhonda Byrne, é bem mais fácil aceitar que o acaso realmente não existe. A mensagem contida na obra baseia-se na “Lei da Atração”, a qual é capaz de permitir a cada indivíduo: “ser”, “fazer” e “possuir” tudo aquilo que se deseja na vida, gerando assim imensas possibilidades em busca da felicidade. Isso ao mesmo tempo e sendo o resultado de todo um entrelaçamento de situações que ocorrem na vida de cada um, contido em um engenhoso processo que se interliga e possui a capacidade de coordenar de forma natural todos os eventos entre si, tendo por base pensamentos, sonhos e desejos, os quais podem produzir situações agradáveis ou até mesmo indesejáveis.

Esse processo gera as previsibilidades naturais e divinas, conseguindo assim colocar em prática o ditado popular quando se diz que “o universo está conspirando a nosso favor”, evidentemente quando algo de bom acontece.

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.” – Siddhartha Gautama, o Buda (563 - 483 a.C.).

A imaginação é tudo. É uma prévia das próximas atrações da vida.” – Albert Einstein | Físico Alemão (1879-1955).

Se, portanto nosso pensamento pode gerar situações diversas, significa que algo foi solicitado ao universo e caso nosso desejo seja atendido é porque “alguém” aprovou. Chamo esse “alguém” de Deus ou força superior e que essa força atende nossos pedidos (desejos), respeitando o merecimento baseado na “Lei de Causas e Efeitos”, provando que tudo está intimamente interligado.

A somatória do que ocorre nas nossas vidas é o resultado do que “sonhamos”, e se recebemos algo de bom é porque merecemos ou de certa forma desejamos com mais força no pensamento ou ainda devotamos mais fé.

Fica evidenciado que todo o processo universal é proposto e minuciosamente elaborado por uma força superior que tudo sabe e tudo vê, negando assim a existência do acaso que é conhecido como o conjunto de causas imprevisíveis e independentes entre si, que não se prendem a um encadeamento lógico ou racional, e que determinam um acontecimento qualquer.

O Espiritismo convive muito bem com a expressão "o acaso não existe" e sem indicar necessariamente que haja uma situação predeterminante, o que seria contraditório para o livre arbítrio e a consequente evolução espiritual.

Há a necessidade de entender que o livre arbítrio é o resultado das nossas escolhas, entenda-se como algo que plantamos, pois se plantarmos coisas positivas como amor, felicidade e honestidade, por lógica, teremos coisas boas em nossas vidas. Por outro lado se plantarmos coisas negativas como ódio, angústia, não obstante teremos momentos ruins ou tristes em nossas vidas. O não acaso, que prefiro chamar de processo natural, e o livre arbítrio andam juntos, semelhantes a ecos um do outro.

Os eventos que ocorrem na vida de cada um, positivos ou negativos, são as respostas baseadas no livre arbítrio, as quais se entrelaçam de modo paralelo com o processo natural ou divino.

Não existe mágica ou plano mirabolante para que sejamos felizes. É necessário sermos cristãos, onde entenderemos que a nossa felicidade está em nossas mãos e o momento é agora. Um provérbio chinês diz que o passado é história, o futuro é mistério e o agora é uma dádiva, por isso que se chama presente.

Basta viver a vida enxergando cada dia como uma bênção, gerando assim um livre arbítrio raciocinado, prestando atenção ao que se está emitindo, leia-se: desejando, evitando uma condição que nos torne “vítimas das circunstâncias” no processo natural, a qual equivocadamente pode ser confundida como uma situação ruim que foi pré-estabelecida.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 30/04/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O acaso não existe - 30/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.04.30

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O acaso não existe - 30/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem