Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 - Bom dia! - 0:07


Expiação - 07/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda vez que se faz recair para uma pessoa as culpas alheias ou quando são imputados todos os reveses (insucessos) é criada a condição para que essa pessoa seja vista como “bode expiatório”.

Essa condição realça a transferência de culpa ou de responsabilidades para outra pessoa que em muitos casos nada tem a ver com o fato embaraçoso que por ventura possa ter ocorrido. Para alguns é bem mais fácil imputar as falhas pessoais a outras pessoas ao invés de assumi-las e encará-las como crescimento ou experiência. Afinal de contas o que é experiência? Filosoficamente falando além de ser o conjunto de conhecimentos individuais ou específicos que constituem aquisições vantajosas acumuladas historicamente por cada um de nós, a experiência também é o acúmulo (somatório) das nossas dificuldades, falhas, insucessos, vicissitudes ou equívocos.

Temos que aprender com nossos erros, pois o aprendizado promove o crescimento espiritual, o qual tem como “carro-chefe” a expiação que em síntese constitui-se no ato ou efeito de pagar penitência ou prova, onde dessa forma é possível purificar-se (de pecados), remindo a culpa, entretanto sofrendo as consequências, ou seja, colhendo o que foi plantado.

O conceito da expiação converte-se em assunto importante do Antigo e do Novo Testamento. Palavras ou expressões mais conhecidas como reconciliação, remissão de pecados e perdão estão diretamente relacionadas com esse tema.

Pagar uma penitência pode ser entendido também como um sacrifício corporal, como no exemplo do artigo publicado: “Centenas de cristãos ortodoxos enfrentaram o frio nas águas geladas de lagos e rios da Rússia em busca de cura para doenças e para expiar os pecados. A cerimônia realizada nesta quarta-feira é parte da Festividade do Batismo de Cristo.” - Jornal Folha de São Paulo, 20/01/2011.

O vocábulo “expiar” (pagar penitência) é homófono em relação ao vocábulo “espiar” (observar secretamente), ou seja, possuem o mesmo som, porém grafia (escrita) e sentido diferente. Essa explanação se faz necessária para que haja melhor entendimento quando o vocábulo for utilizado em uma oratória e estiver relacionado à remissão de pecados, salientando ainda que há a necessidade de discernir (interpretar) as passagens bíblicas, por exemplo, a palavra expiação encontra-se algumas vezes na Bíblia e a maior parte refere-se à outra acepção que a mesma pode ser aplicada, como sendo as cerimônias religiosas com o intuito de se aplacar (tranquilizar) a ira divina ou purificar um lugar que foi profanado e para isso utilizando o sacrifício de um animal, daí o surgimento da expressão “bode expiatório”.

Um mundo de expiação e provas, onde nos encontramos no momento, difere dos mundos felizes, porque nos primeiros ainda predomina o mal. A boa notícia é que graças ao Criador nem tudo está perdido, pois em breve nosso planeta será transformado e passará à condição de mundo em regeneração, onde o bem começará a prevalecer e passarão a reencarnar aqui somente espíritos que já compreenderam o que é ser cristão.

Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se. Sem dúvida, em tais mundos o homem ainda se acha sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e desejos, mas liberta das paixões desordenadas de que sois escravos, isenta do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que a tortura, do ódio que a sufoca. Em todas as frontes, vê-se escrita a palavra amor; perfeita equidade preside às relações sociais, todos reconhecem Deus e tentam caminhar para Ele, cumprindo-lhe as leis.” - Livro “O Evangelho segundo e Espiritismo” – Há muitas moradas na casa de meu PaiMundos Regeneradores - Item 17.

O Espiritismo acredita que a expiação é a forma de pagar a dívida de vidas passadas, a qual é cobrada em forma de carma.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 07/05/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Expiação - 07/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.05.07

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Expiação - 07/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem