Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - Bom dia! - 10:56


Carma - 14/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



É comum para algumas pessoas utilizarem a expressão “meu carma é aturar fulano de tal”, ou ainda “fulano de tal é um carma na minha vida”, como também quando utilizam a expressão “eu joguei pedras na cruz”, principalmente quando se enfrenta situações difíceis, fazendo assim referência ao calvário de Jesus, o Cristo.

O conceito ou sentido pode até estar simplificado, entretanto a noção básica foi transmitida, qual seja: a de evidenciar que acredita em vidas passadas, portanto acredita na reencarnação e que agora colhe o resultado passando por provações que na verdade são os “frutos” do que meticulosamente foi semeado.

O conceito de colher o que planta é antigo, tanto é que nas filosofias da Índia o carma ou karma (do sânscrito karmam com sentido de "ação") se entende como o conjunto das ações dos homens e suas consequências, sendo considerado um termo de uso religioso dentro das doutrinas antigas, como por exemplo, o Budismo e o Hinduísmo, incluindo doutrinas ou movimentos novos como os adeptos do movimento “New Age” (Nova Era).

O Espiritismo “pegou emprestado” o termo porque o mesmo consegue expressar de forma clara e sucinta os alicerces que estão contidos na Lei de Causas e Efeitos.

Enquanto que normalmente o conceito de carma sugere uma dívida a ser resgatada, a Lei de Causas e Efeitos nos apresenta a ideia de que o futuro depende das ações e decisões do presente. Uma causa positiva gera um efeito positivo, enquanto que uma causa negativa gera um efeito igualmente negativo.

A lógica de ação e reação é reforçada por princípios contidos na física, sendo equivalente à lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário", lei esta mais conhecida como a 3ª Lei de Newton (Ação e Reação). Para os céticos esta lógica também é aceita, mesmo que seja para comparar com a “estória da bateria” que poderá ser carregada com energia positiva ou negativa.

Voltando à visão espiritualista, para toda ação tomada pelo homem ele pode esperar uma reação. Se houve a prática do mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se houve a prática do bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. Dependendo da doutrina e dos dogmas da religião que melhor atende às necessidades íntimas, este termo pode parecer diferente, porém sua essência sempre foca as ações e suas consequências.

Embora Allan Kardec não tenha usado em momento algum a palavra "carma" ou qualquer de suas variações nas suas obras (“O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”), esta veio a ser mais tarde incorporada ao jargão espírita por muitos espíritas, para designar o nível de evolução espiritual de cada indivíduo, ao qual se devem as circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis a que venha vivenciar.

O carma tem que ser visto como uma parte importante que conduz ao progresso do espírito, portanto imprescindível para o aprimoramento espiritual.

Ver o carma somente como um “fardo” que veio sem o devido merecimento produzirá uma indesejável estagnação que dificultará o progresso por que passam todos os espíritos, progresso espiritual esse que é inerente a todos os seres humanos, independente do credo religioso que siga.

O carma pode ser individual ou coletivo, onde este último entende-se como a depuração que envolve a correção de rumo de um grupo de espíritos que em alguma outra encarnação cometeu atos semelhantes – e muitas vezes em conjunto – de descumprimento da Lei Divina e que, portanto, para individualmente terem a consciência tranquilizada, precisam pagar a dívida. Toda a problemática, nesse caso, está no trabalho dos mentores para promover a reunião desses espíritos de modo a que juntos todos possam se reajustar frente à Lei Divina.

Fazer o bem faz bem. “Quem lhes fará mal se vocês forem zelosos do bem?” - Novo Testamento – I Pedro 3:13.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 14/05/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Carma - 14/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.05.14

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Carma - 14/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem