Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 - Bom dia! - 3:50


Conheça a verdade e a verdade vos libertará - 21/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Muitos perguntam onde está a verdade. Muitos indagam com quem está a verdade. Afinal de contas conhecer a verdade conduz à liberdade, a qual se entende como a faculdade (capacidade) de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação. Essa liberdade gerada ganha sentido porque produz discernimento à cerca de tudo, desde o mais simples até o mais complexo.

Cito com frequência um dos meus entendimentos sobre a verdade, onde crio uma situação em que uma pessoa percebe a necessidade de efetuar a simples substituição de uma tomada elétrica e não faz porque tem medo de receber choque, pois não conhece os princípios básicos da eletricidade. Onde quero chegar? Quero simplesmente comparar que enquanto a pessoa do exemplo não conhecer como funciona circuitos e esquemas elétricos continuará com o medo e essa situação permanecerá até o momento em que essa mesma pessoa obtiver noções de eletricidade, onde, por exemplo, saberá que não tomará choque se as extremidades forem isoladas, portanto conheceu aquela verdade e se libertou daquele medo, ressaltando que a gente só tem medo do que não conhece.

O entendimento sobre a verdade pode até se encaixar em exemplos simplórios, entretanto o conceito da "verdade" vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória.

Muito tempo se passou desde a Antiguidade e até hoje a mesma pergunta surge continuamente em várias situações. É de vital importância que achemos a resposta para esta pergunta na área da religião. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade e assim encontrar a liberdade?

Fala-se muito em liberdade, cada um formulando o seu próprio conceito em torno dela, não se preocupando muito com os reflexos que tal conceito possa ter na coletividade.

Liberdade de consciência, liberdade de expressão, liberdade religiosa, liberdade política, liberdade sexual, onde muitos, por equívoco, acabam confundindo liberdade com libertinagem, achando assim que tudo se pode fazer e provocando o desregramento, isso em todos os níveis, inclusive no campo religioso.

Para ajudar-nos a responder a estas questões, vamos focalizar nossa atenção em um versículo do ensinamento de Jesus. Em João 8:32, Ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

Independente da noção sobre a verdade que está no coração de cada um, deveremos ter em mente que a verdade está contida na “Boa Nova” (Evangelho) e que o caminho chama-se Jesus, o Cristo, pois o Mestre, no desempenho da sua gloriosa missão na Terra, ensinou um conceito diferente de liberdade, conceito esse que considerável parcela da humanidade ainda está longe de assimilar: a libertação espiritual através do conhecimento da verdade.

Essa libertação é a mais importante para o homem, pois, implica em livrar-se dos preconceitos, das superstições, do orgulho, da vaidade, do ódio, da avareza, do ciúme, da inveja e dos apegos às vãs tradições, isto é, livrar-se de tudo aquilo que nos impede de sermos verdadeiramente cristãos e dessa forma envidar esforços para a tão sonhada “Reforma Íntima”, considerada um dos alicerces para melhor praticar a caridade, pois enquanto não se livrar da tutela dessas viciações, o homem continuará subjugado por esses vícios, os quais são responsáveis pela falta de amor ao próximo em nosso planeta.

Em seus ensinamentos o Mestre nos deixou claro como conciliar conhecimento com a verdade para que, um dia, quando os nossos espíritos estiverem mais aptos a assimilar a mensagem imprescindível contida no Evangelho, possamos trilhar rumo à evolução espiritual que cada ser humano tanto necessita, corroborando assim a lógica contida em uma das frases mais marcantes de Allan Kardec: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 21/05/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Conheça a verdade e a verdade vos libertará - 21/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.05.21

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Conheça a verdade e a verdade vos libertará - 21/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem