Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 19:45


Essa tal felicidade - 28/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Alguns dizem que o mal do século é a solidão. Alguns falam até em mal do novo milênio, entretanto o foco muda para a depressão, talvez por isso o tema “autoajuda” esteja tão em moda.

O curioso é que mesmo que seja este ou aquele considerado como "o mal", ambos levam à infelicidade. Seriam esses dois os problemas básicos que impedem a sensação da felicidade?

Se perguntarem a uma pessoa que está passando fome o que significa felicidade, essa pessoa irá dizer que uma mesa farta faz milagres.

Se perguntarem a uma mãe que tem um filho drogado, o qual vive dando “trabalho” à polícia, o que significa felicidade, essa mãe vai dizer que uma clínica de reabilitação seria de grande valia na recuperação do filho, pois segundo essa mesma mãe o filho já não consegue se livrar das drogas somente com o amor materno.

Se perguntarem a um pai de família que esteja desempregado o que significa felicidade, esse pai vai dizer que uma carteira de trabalho assinada conduz à dignidade.

Se perguntarem a uma criança que seus pais se separaram o que significa felicidade, essa criança vai dizer que felicidade é ter o pai mais presente, principalmente quando as famílias moram em cidades distantes.

Se perguntarem para alguns jovens “antenados com o futuro” o que significa felicidade, esses jovens vão dizer que felicidade é “serem completos”.

As visões são muitas e encontrar a resposta para cada um não é fácil, entretanto trilhar na serenidade e na resignação é o caminho, pois os problemas, por mais simples que sejam se não forem vistos de forma amena, poderão levar-nos a uma sensação psicológica ruim, conduzindo muitos a colocarem a culpa no Criador, o qual nos fez para sermos felizes, e dessa forma agravar os próprios problemas fazendo-os tornarem-se maiores do que são, principalmente quando se faz “tempestade em copo d’água”.

Conceitos abstratos e absolutamente subjetivos sobre felicidade são sempre muito complicados para explanar e não é fácil chegar a uma resposta sobre o que é felicidade sem passar por uma visão filosófica.

Para muitos ser feliz é estar com quem se ama, corroborando assim a lógica que o mais importante não é o que se tem na vida, mas sim quem se tem na vida.

As reflexões que possamos fazer à cerca da felicidade ou quaisquer outras coisas que estejam voltadas para uma melhor forma de viver a vida deverão ser sempre consequência de alguma pergunta, pois são as perguntas que movem o mundo e não as respostas, até porque a verdadeira sabedoria não está em dar a resposta que se quer ouvir, mas primordialmente provocar reflexão em cima das perguntas, onde este é um dos alicerces da filosofia.

Se pensarmos no conceito “felicidade” de maneira filosófica, podemos divagar horas a fio e nossas indagações dependerão especialmente do nosso caráter, nossa maneira de pensar, nossa instrução, nossa retidão ou nossa moral.

O equívoco reside no fato de que o nosso meio social e cultural ocidental nos condicionou a repetir padrões de pensamento que nos levam definitivamente a encontrar fora de nós a tão sonhada felicidade, basicamente nas coisas materiais, onde o correto é buscar a felicidade dentro de si, principalmente nos conceitos filosóficos, pois a felicidade é um estado de ânimo, uma sensação de paz interior decorrente de uma percepção de união com o todo, isto é, a felicidade está dentro de cada um de nós, onde devemos buscar as melhores condições para percebermos o que está ao nosso redor, fato que nos proporcionará uma visão mais aguçada, sutil e ao mesmo tempo contempladora.

Acredite que você pode ser feliz aqui e agora, bastando somente que você se conheça e veja o verdadeiro valor das coisas de um modo geral.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 28/05/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Essa tal felicidade - 28/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.05.28

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Essa tal felicidade - 28/05/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem