Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 - Bom dia! - 3:18


A natureza de cada - 02/07/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



O povo costuma falar que “pau que nasce torto morre torto”, fazendo assim menção às pessoas que demonstram um padrão moral equivocado pré-estabelecido, principalmente quando adotam um estilo de vida que contraria padrões de cultura ou de condutas moral e social.

Os ditados populares costumam traduzir o sentimento de um povo, isso é bem verdade, entretanto adquirir a capacidade de adaptá-los para uma nova realidade que conduza para o bem, nada mais é do que expandir a mente e assim conduzi-la a novos horizontes ou novas possibilidades que vislumbrem a evolução de um modo geral, afinal de contas uma mente que se abre jamais volta a ser do mesmo tamanho.

Há uma fábula chinesa que ilustra a natureza (índole) de cada um:

Um sábio oriental viu que um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água. Quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o sábio o soltou e o animal caiu de novo na água e começou a se afogar novamente.

O sábio tentou tirá-lo, e novamente o animal o picou.

Alguém que estava observando aproximou-se do sábio e disse: “Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?”

O sábio respondeu: “Ele age de acordo com a sua natureza – a natureza do escorpião é picar – e isto não vai mudar a minha natureza, que é a de ajudar!

Então, com a ajuda de uma folha, o sábio tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Quantas pessoas nós conhecemos e que estão se “afogando” por não mudarem a sua índole para melhor e dessa forma não conseguem enxergar a felicidade e ainda por cima nos “picam”quando tentamos ajudá-las?

Há duas formas básicas de entender o problema: a primeira é que você não pode mudar a natureza do outro sem que essa pessoa queira. E a segunda é que o mesmo se aplica para você, pois nos dois casos, graças ao Criador, cada tem seu livre-arbítrio.

Para muitos, mais fácil é encontrar desculpas para os próprios erros no determinismo genético (DNA), psíquico ou ambiental. Porém todo ser humano tem potencialidades dentro de si para ser bem sucedido ou fracassado, bom ou mal, íntegro ou sem caráter. A ação e o resultado dependem de suas escolhas, de suas decisões, não das condições que se apresentem, como por exemplo, o meio social, mesmo que seja na miséria, pois somos livres para escolher as nossas ações.

Temos que fazer as escolhas certas e nos responsabilizarmos por elas.

Mudar o mundo não é fácil, mas poderemos iniciar a nossa própria mudança interior, onde a “Reforma Íntima”, tão difundida pelo Espiritismo, converte-se em excelente ferramenta de evolução. Não tenha medo das mudanças, principalmente quando essas mudanças conduzirem a patamares morais elevados.

Todos pensam em mudar o mundo. Poucos pensam em mudar a si mesmos” - Tolstoi (Filósofo Russo)

O tipo de pessoa que queremos ser varia de acordo com o caráter de cada um, ou seja, queremos ser traiçoeiros ou confiáveis? Generosos ou egoístas? Rancorosos ou com capacidade de perdoar? Responder a estas perguntas irá determinar o futuro de cada um. Em qualquer das opções, e na mais simplista das conclusões, temos que ter em mente, que o futuro nos trará a contrapartida das nossas opções e decisões, pois certamente colhemos o que plantamos.

Semeia-se um pensamento, colhe-se um ato;

Semeia-se um ato, colhe-se um hábito;

Semeia-se um hábito, colhe-se um caráter;

Semeia-se um caráter, colhe-se um destino!” - (Autor desconhecido)


Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 02/07/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




A natureza de cada - 02/07/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.07.02

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

A natureza de cada - 02/07/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem