Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 14:06


O egoísmo - 16/07/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Se cada um parar para pensar um pouco chegará à conclusão de que o egoísmo é o inimigo da caridade, que por sua vez se entende como aquele sentimento nobre de amor ao próximo com a busca efetiva do bem do outro e que procura identificar-se com o amor de Deus, demonstrando alto grau de benevolência, complacência e compaixão.

Não se pode ser caridoso demonstrando amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios, isto é, caridade e egoísmo não combinam.

Em muitos casos o egoísmo é tanto que a pessoa não consegue ver o quanto exagerou e acha isso normal, segundo os seus princípios arrogantes, cujas bases podem estar apresentando distorções à cerca dos valores cristãos.

O povo costuma falar que “o pior cego é aquele que não quer ver”, onde, por exemplo, o “cego da verdade” passa por dificuldades, que em muitos casos foram geradas por não ter a capacidade de entender determinadas circunstâncias por que passam todos os seres humanos, onde a situação é agravada por não se enxergar o óbvio e por isso mesmo não consegue se livrar dos problemas do cotidiano, pois o egoísmo é um sentimento que produz (gera) muitos males, os quais dificilmente são associados às atitudes equivocadas que alguns adotam pelo fato de ainda possuírem um coração endurecido e dessa forma serem incapazes de entender que um mal que se faz ao próximo está na verdade fazendo mal a si mesmo. Portanto, por uma razão lógica, fica claro que tudo melhora quanto menos egoístas formos, ou seja, quanto mais caridoso cada um for com o próximo estará atraindo para si benefícios que estão intimamente ligados aos desígnios divinos.

No livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, o espírito benfeitor Emmanuel, especificamente no Capítulo XI - Amar o próximo como a si mesmo - Instruções dos Espíritos - O egoísmo - página 237, disse:

O egoísmo, esta chaga da humanidade, deve desaparecer da Terra, porque impede o seu progresso moral. É ao Espiritismo que cabe a tarefa de fazê-la elevar-se na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, portanto o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem. Digo coragem, porque esta é a qualidade mais necessária para vencer-se a si mesmo do que para vencer aos outros. Que cada qual, portanto, dedique toda a sua atenção em combatê-lo em si próprio, pois esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias terrenas. Ele é a negação da caridade, e por isso mesmo, o maior obstáculo à felicidade dos homens.

Jesus vos deu o exemplo da caridade, e Pôncio Pilatos o do egoísmo. Porque, enquanto o Justo vai percorrer as santas estações do seu martírio, Pilatos lava as mãos, dizendo: Que me importa! Disse mesmo aos judeus: Esse homem é justo, por que quereis crucificá-lo? E, no entanto, deixa que o levem ao suplício.

É a esse antagonismo da caridade e do egoísmo à invasão dessa lepra do coração humano, que o Cristianismo deve não ter ainda cumprido toda a sua missão. E é a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem que cabem a tarefa e o dever de extirpar esse mal, para dar ao Cristianismo toda a sua força e limpar o caminho dos obstáculos que lhe entravam a marcha. Expulsai o egoísmo da Terra, para que ela possa elevar-se na escala dos mundos, pois já é tempo da humanidade vestir a sua toga viril, e para isso é necessário primeiro expulsá-lo de vosso coração.” Emmanuel - Paris, 1861.

Para ser feliz cada um deve envidar esforços para livrar-se do egoísmo, irmão do orgulho, também primo-irmão da arrogância e da presunção, sentimentos ou atitudes que não se constituem em virtudes, portanto, não apresentam disposição firme e constante para a prática do Bem.

Sigam os exemplos e recordem-se do Mestre Jesus: Magistrado celeste, mas deixou-se julgar injustamente. Mestre excelente, porém consultou várias vezes os escritos antigos. Amigo fiel, entretanto foi abandonado pelos companheiros. Deixou crucificar-se para que todos que creem na sua obra tenham uma vida feliz, onde ainda prometeu o Consolador, o qual veio através do Paracleto (Espiritismo) que o revela a todos, independente de raça, credo (religião), origem ou condição social, como atestado incorruptível de sua infinita bondade, ensejando evolução e felicidade.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida... E seguindo o Mestre, valorosamente, cada um atingirá, ao fim de todas as lutas, a verdadeira felicidade, pois ser feliz é igual a ser do bem.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 16/07/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O egoísmo - 16/07/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.07.16

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O egoísmo - 16/07/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem