Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - Bom dia! - 10:10


Responsabilidades - 06/08/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Foi-se o tempo em que era comum transferir responsabilidades. Os políticos de cargos majoritários (presidente, governador e prefeito) agora têm que cumprir a tal responsabilidade fiscal, onde, por exemplo, só podem comprometer o orçamento dentro do período que estiverem no pleno exercício do respectivo mandato. Juridicamente falando a responsabilidade também é a capacidade de entendimento ético-jurídico e determinação volitiva (vontade) adequada, que constitui pressuposto penal necessário da punibilidade.

Os novos tempos vieram e trouxeram pais e mães que mal têm tempo para ficar com seus filhos, fato que acabou produzindo um grau de permissividade na própria família, a qual fez com que fossem transferidas responsabilidades educacionais, morais, éticas e sociais para a escola que por sua vez não teve a capacidade de assimilar sozinha tais novas funções.

Os pais hoje em dia, em sua grande maioria, não têm tempo para saber o que seus filhos fazem de certo e de errado e o mais grave: não sabem com que andam seus filhos, e como diz o povo: Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és. Frase esta que mesmo não estando nas Sagradas Escrituras tem sua versão aproximada como a vista no Antigo Testamento - Provérbios 16:29: “O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom”.

A onda da responsabilidade chegou até para as empresas, pois a chamada responsabilidade social rende dividendos difíceis de serem vistos por alguns, mas que promove a boa prática social através de valores conceituais ou referências internacionais na área, investimento social privado, como também a certificação sócio-ambiental.

Se a responsabilidade é para cada um, então que venha e que a mesma seja assumida da melhor forma possível, inclusive a responsabilidade espiritual, pois independente de religião, o crente (católico, evangélico ou espírita) deve ter em mente que aquele que ainda não conhece o Mestre deve aprofundar-se nos seus exemplos contidos no Evangelho (Boa Nova), acentuando assim os valores cristãos que torna a vida mais feliz para aqueles que os adotam.

Serenidade e vida menos materialista converte-se em uma das melhores formas de encontrar o caminho que se chama Jesus, o Cristo.

Indicar um modo de buscar Cristo que não seja voltado aos valores materiais é uma forma de responsabilidade, incluindo o fato do combate à incredulidade.

A incredulidade, a simples dúvida sobre o futuro, as ideias materialistas, numa palavra, são os maiores incitantes ao suicídio; ocasionam a covardia moral. Quando homens de ciência, apoiados na autoridade do seu saber, se esforçam por provar aos que os ouvem ou leem que estes nada têm a esperar depois da morte, não estão de fato levando-os a deduzir que, se são desgraçados, coisa melhor não lhes resta senão se matarem? Que lhes poderiam dizer para desviá-los dessa consequência? Que compensação lhes podem oferecer? Que esperança lhes podem dar? Nenhuma, a não ser o nada. Daí se deve concluir que, se o nada é o único remédio heroico, a única perspectiva, mais vale buscá-lo imediatamente e não mais tarde, para sofrer por menos tempo.

A propagação das doutrinas materialistas é, pois, o veneno que inocula a ideia do suicídio na maioria dos que se suicidam, e os que se constituem apóstolos de semelhantes doutrinas assumem tremenda responsabilidade.

Com o Espiritismo, tornada impossível a dúvida, muda o aspecto da vida. O crente sabe que a existência se prolonga indefinidamente para lá do túmulo, mas em condições muito diversas; donde a paciência e a resignação que o afastam muito naturalmente de pensar no suicídio; donde, em suma, a coragem moral.” - O Evangelho Segundo o Espiritismo – página 131.

Todo aquele que aceita a Doutrina Espírita assume o grave compromisso de Solidariedade, irmã gêmea da Responsabilidade. Elas andam sempre juntas.

Cabe ao espírita verdadeiro falar a todos sobre a oportunidade que o Criador deu aos humanos, seja com Moisés, com Jesus e agora com o Paracleto (Espiritismo), pois o verdadeiro cristão não tem o direito de desconhecer os princípios básicos da Doutrina, porque, se não os conhece, não pode se considerar propriamente um espírita.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 06/08/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Responsabilidades - 06/08/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.08.06

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Responsabilidades - 06/08/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem