Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 18:50


Tolerância - 03/09/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Tolerar é muito mais do que existir dentro de nós a tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados: sociais, familiares, religiosos ou do ambiente de trabalho.

Adaptando as palavras dos navegadores portugueses: “TOLERAR É PRECISO!”

Pense na possibilidade de tolerar aquela atitude menos gentil no seu ambiente de trabalho quando aquele que está imediatamente numa posição hierárquica superior à sua foi um tanto quanto menos polido, isso principalmente quando no normal essa mesma pessoa aparenta ser calma, cortês e educada, isso sem perder as peculiaridades e as prerrogativas que a sua posição lhe dá o direito. Ressaltando que o chefe manda, enquanto que o líder conquista. Enfim, suporte com paciência o colega difícil, e, aos poucos, ao praticar a calma e a prudência, ele mesmo transformará para melhor as próprias atitudes, pois as palavras emocionam, entretanto os exemplos arrastam.

Pense na possibilidade de tolerar aquela pessoa que pratica atos contrários ao que se propõe dentro de um grupo religioso, do tipo, quando essa pessoa fica observando e criticando de forma menos cristã as atitudes dos demais, mesmo que essas atitudes também sejam equivocadas, onde o bom senso diz que devemos ser surdos, mudos e cegos para que a gente não caia na tentação de falar mal dos outros, principalmente quando esses outros não estão próximos, contribuindo desse modo para vivenciar a tal “Reforma Íntima”, tão difundida pelo Espiritismo, mas que pode e deve ser exercitada por todos aqueles que vislumbram os valores cristãos.

Pense na possibilidade de tolerar aquele parente que em muitas vezes dá a impressão de fazer questão de mexer em “feridas familiares”, principalmente quando há a perda de um ente querido, do tipo, quando fica o tempo todo falando que aquele parente que desencarnou faz muita falta e que não é possível ser feliz sem a presença dele, ou ainda não aceita que os demais membros da família continuem suas vidas de modo normal e feliz e entendendo que a passagem para o outro plano (espiritual) faz parte de um processo que está intimamente ligado aos desígnios divinos. Enfim, em família, tolere os parentes menos simpáticos e, com os teus exemplos de abnegação, irá conquistar de todos eles a bênção da simpatia.

Pense na possibilidade de tolerar aquele que entra na frente de nosso carro no trânsito, pois de certa forma você estará praticando a chamada “Direção Defensiva” e dessa forma minimizando ou evitando a potencialidade de um acidente automobilístico. Enfim, no trânsito, não devolva com palavrões quem o “xingou”, pois agindo deste modo você irá evitar brigas de consequências imprevisíveis.

Pense na possibilidade de tolerar as características de cada pessoa, pois cada um é do jeito que é e não devemos lutar para mudar o outro, mas sim lutar para mudar e melhorar a nós mesmos.

Pense na possibilidade de tolerar as diferenças, pois o que é normal? O que é diferente?

Pense na possibilidade de tolerar a si mesmo, com as frustrações, enfim as falhas humanas que levam a um engano, a um equívoco, a um atraso ou a um esquecimento, pois as falhas de certo modo são erros, e errar é humano, todavia perdoar é divino. Perdoe e tolere a si mesmo, pois agindo deste jeito verá com maior clareza a intolerância que existe dentro de cada um de nós, onde, por exemplo, devemos entender que normalmente só nos incomoda aquilo que é mais latente dentro da gente, onde muitas vezes uma mínima ação do outro desperta um “monstro” voraz e autoritário, onde fica a pergunta: Será que a ação do outro foi assim tão grave?

Ao praticar a tolerância você começa a semear paz ao seu redor.

Valorize seu potencial transformador. Ao fazer isso estará irradiando reflexos de bondade e caridade, pois sem caridade não há salvação. Agindo desta maneira as pessoas à sua volta começam a se tornar tolerantes também. E consequentemente se cria um ambiente no qual se estabelecem relações mais respeitosas e harmoniosas.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 03/09/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Tolerância - 03/09/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.09.03

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Tolerância - 03/09/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem