Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 14:23


O Medo - 08/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Sabe aquelas palavras de origem grega que terminam com o termo “fobia”? Pois bem. O termo “fobia” significa medo que pode ser traduzido como o sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça ou de uma condição insegura. Por exemplo: claustrofobia, segundo o dicionário é o estado psicopatológico caracterizado pelo medo de estar ou passar em lugares fechados ou de tamanho reduzido. E tantas outras “fobias” que as pessoas desenvolvem sejam por situações vivenciadas na infância ou até mesmo em vidas passadas.

Faça uma breve reflexão e imagine os “medos” que de certa forma te atormentam. Medo de perder o ser amado (cônjuge, filhos, pais e demais parentes ou amigos)? Medo de perder o emprego? Medo do escuro? Medo de animais peçonhentos como aranhas ou cobras? Medo de passar fome? Medo de passar humilhação ou execração? Medo da violência? Medo de contrair uma doença incurável? Medo de morrer? Medo de contato com os Espíritos?

Esses são apenas alguns exemplos, pois são muitos os tais “medos” e de diversas formas podem se manifestar para cada um de nós, mas todos eles têm algo em comum: o desconhecido, pois só se tem medo daquilo que não se conhece. O curioso é que o conhecimento conduz à verdade, que por sua vez tem a faculdade de libertar. Esta lógica está no Novo Testamento, especificamente em João 8:32: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", artigo publicado neste Jornal na edição de 21/05/2011.

De certa forma o medo da morte talvez seja o maior medo para a grande maioria das pessoas, pois este medo é um dos temas mais palpitantes, pois que é inerente à própria condição de criaturas encarnadas que somos. Para trabalhar este tema podemos nos fazer alguns questionamentos: por que temos medo? De que temos medo? Quais as nossas certezas sobre a vida após a morte? Quais as nossas dúvidas mesmo com o conhecimento que a Doutrina Espírita nos traz?

Independente de ser medo da morte, uma das primeiras ideias com relação ao “medo” é que ele não nos deixa ir adiante e serve de certo modo para perpetuar a espécie e produzir a sua consequente continuidade, pois o próprio “medo” faz com que sejam freados os impulsos ou ímpetos menos elevados.

Por lógica fica claro que o objetivo da Providência Divina é o de evoluirmos incessantemente para que um dia sejamos espíritos puros e perfeitos, condição necessária para termos um contato maior com Deus, pois só assim poderemos compreender não só a Divindade, como também todos os mecanismos dos desígnios divinos.

Entretanto, um dos grandes obstáculos para a nossa evolução é o próprio medo, o qual nos faz permanecer sempre no mesmo estado evolutivo ou mesmo na ignorância e é por causa dele que não dizemos o que pensamos ou o que sentimos, e acabamos por perder grandes oportunidades de aprendizado, normalmente porque nos importamos com o que os outros vão pensar, fato que gera outro medo que é o de confiar, pois temos medo de sermos traídos, enganados, debochados, etc. Porém, fica a pergunta: Se uma pessoa trair a minha confiança, quem vai sair perdendo, eu ou ela? Claro que quem traiu vai sair perdendo, pois é a consciência desta pessoa que vai ser manchada e um dia, cedo ou tarde, a lei de causa e efeito vai cobrar a sua parte, pois na verdade pode até ser possível trair alguém, mas é impossível trair a si próprio e quando se tenta trair a si próprio estamos tentando trair a nossa moral ou a nossa dignidade, e o pior: ao tentar trair alguém estamos nos afastando do Criador.

O medo pode apresentar basicamente duas situações distintas: uma boa que faz o indivíduo pensar duas ou mais vezes em relação à situação apresentada e outra ruim: quando o medo envolve as pessoas e, generalizadamente, as impede de realizar as mínimas obrigações do dia-a-dia. Ou, de outra maneira, as perturba de modo tão profundo, que provoca o desânimo, a prostração, a imobilidade ou a depressão.

Liberte-se do medo e coloque um “remédio”na sua vida. Esse “remédio” chama-se Jesus, o Cristo.

I Pedro 3:13 – “Quem lhes fará mal se vocês forem zelosos do bem?

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 08/10/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O Medo - 08/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.10.08

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O Medo - 08/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem