Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 - Bom dia! - 4:37


A gratidão - 22/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Reconhecimento ou agradecimento por um benefício recebido. Este é o significado literal, segundo o dicionário, do termo gratidão. Entretanto o conceito de gratidão deve ser ampliado, pois gratidão é muito mais do que somente reconhecer ou agradecer por algo recebido. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção a quem de alguma forma nos beneficiou. Frequentemente a gratidão vem acompanhada por um desejo de agradecimento fraterno, gerando inclusive a reciprocidade de devolver o benefício em favor de quem fez algo de bom para nós. Partindo para o campo religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção a uma divindade, como por exemplo, o agradecimento ao Criador por permitir o nosso estilo de vida, com seus altos e baixos, sendo esse um dos temas centrais do Cristianismo.

A gratidão por ser parente da resignação torna o que temos em suficiente. Torna a negação em aceitação. Confusão em claridade. Caos em ordem. A gratidão possui a faculdade de transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma perspectiva aguçada valorizando o crescimento para o amanhã.

A serenidade fala que o agradecimento deve ser por tudo, inclusive o que não foi recebido, como também tudo que, num primeiro momento, de certa forma leva-nos a acreditar que aquilo de ruim que está acontecendo com a gente não é do nosso merecimento, onde muitos para justificar os Desígnios Divinos criam provérbios (ditados populares) que justifiquem a “imaginária” ira divina quando, por exemplo, citam: “Deus escreve certo por linhas tortas”. O Criador escreve certo por linhas certas, onde a suscetibilidade da percepção gerada voltada para a resignação surge no momento em que agradecemos por tudo o que temos e por tudo o que somos.

Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.” - William Shakespeare (dramaturgo inglês).

Comece o dia com uma atitude de gratidão. A Bíblia diz em Salmos 92:1-2: “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.” Por isso cante ao acordar!

Um dos primeiros sinais de que não estamos sendo gratos ao Criador é esquecer-se de agradecer a Ele. A Bíblia diz também em Romanos 1:21 “porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” Portanto agradeça por tudo ao Criador e se sentirá cada vez mais elevado.

Dê graças ao Criador em todas as situações. A Bíblia diz ainda em 1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Ser agradecido por tudo que temos e por tudo que somos é uma boa forma de ser feliz. A ciência já sinaliza esta atitude como condição irrefutável para que seja melhor vivenciada a tal felicidade, onde inclusive, segundo estudos, pesquisas sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo (Emmons & McCullough, 2003). Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada (McCullough, Tsang & Emmons, 2004).

Todas as noites, ao elevarmos a Deus a nossa alma, devemos recordar em nosso íntimo os favores que Ele nos fez durante o dia e agradecer ao Criador. Sobretudo no momento mesmo em que experimentamos o efeito da sua bondade e da sua proteção, é que nos cumpre, por um movimento espontâneo, testemunhar-lhe a nossa gratidão. Basta, para isso, que lhe dirijamos um pensamento, atribuindo-lhe o benefício, sem que seja necessário interromper o nosso trabalho.” - O Evangelho Segundo o Espiritismo - COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS - AÇÃO DE GRAÇAS POR UM FAVOR OBTIDO – Item 28 – pág. 521.

Expresse gratidão com palavras e atitudes, e logo perceberá que a sua vida mudará para melhor de uma forma nunca vista antes.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 22/10/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




A gratidão - 22/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.10.22

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

A gratidão - 22/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem