Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 - Bom dia! - 3:47


Respeito é bom e todos gostam - 29/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Muito dificilmente conseguirá ser encontrada uma pessoa que não goste de respeito. Pode até haver pessoas que não respeitem as outras, mas no íntimo até essas pessoas que adotam princípios cristãos equivocados gostam de respeito. Quanto a respeitar alguém ou alguma situação é outra coisa, onde essa última condição, ou seja, não respeitar, mas querer ser respeitado está intimamente ligado ao crescimento ou evolução espiritual de cada um, onde temos que ter a capacidade de aplicar a resignação através da prática do perdão, condição que conduzirá a patamares elevados.

A reforma íntima ou reforma interior, tão difundida pelo Espiritismo, tem no respeito um dos mais fortes aliados, pois somente aqueles que muito experimentaram o amor e o respeito poderão efetivamente crescer de forma mais perceptível.

Se pensarmos um pouco com um olhar mais afetuoso, praticar o respeito também é uma forma de se fazer justiça, dar apreço e saber reconhecer aquilo que se apresenta para nós.

Por outro lado, o desrespeito, isto é, a falta de respeito passa a existir quando não são observadas circunstâncias delicadas que envolvam terceiros, que nada têm a ver com a “tal história”, pois a vida de cada um deve ser respeitada, seja ela qual for a situação que se mostre.

Essa falta de observação não criteriosa e ao mesmo tempo não empática, ou seja, quando não se coloca no lugar do outro, surge quando são praticadas atitudes mal calculadas, as quais possam até parecer “pirraça”, isto é, podem ser confundidas com algo que foi feito de propósito com o intuito de contrariar, aborrecer ou amolar, dando a entender que “aquela” situação vivenciada, mesmo que seja constrangedora, não fará mal a ninguém. Entretanto as minúcias contidas em determinadas circunstâncias podem, sem querer, se apresentar como algo maquiavélico (astucioso ou traiçoeiro), onde o bom senso e a serenidade preferem acreditar que isso não foi caracterizado em uma determinada cena que possa ter sido presenciada por todos.

Respeitar é o mesmo que ter uma boa convivência em nossos relacionamentos na família, no ambiente do trabalho, no campo religioso ou no círculo de amigos, pois uma convivência saudável se constrói sobre os alicerces do respeito por aqueles que convivem com a gente, ressaltando que quando há laços familiares, consanguíneos ou de afinidade, a responsabilidade pela prática do respeito deve, preferencialmente, ser redobrada, visto que é bem mais fácil ser educado, elegante e respeitoso com quem é de fora do que com quem é de "casa", sendo esse um princípio que precisa ser mudado, pois há sinais mais evidentes de reforma íntima ao ser educado, gentil e respeitoso com os parentes ou ainda com aqueles com convivem com a gente a maior parte do tempo.

Os verdadeiros amigos não estão preocupados se houve ou não falta de respeito com relação a determinada pessoa do convívio íntimo. Esses amigos estão mais preocupados em poder ajudar ou apaziguar a situação que por ventura possa ter causado algum tipo de constrangimento. Essa ajuda é para os dois lados envolvidos na questão. A serenidade não diz que se fique desse ou daquele lado. Os verdadeiros amigos desejam a felicidade de todos e se esforçam para que isso aconteça, como também que os problemas sejam resolvidos, principalmente quando fica plausível a percepção de que em muitos casos os problemas são caracterizados mais por falta de comunicação do que necessariamente antagonismos posturais, ideológicos ou afetivos, até porque determinada ação só vai se transformar em falta de respeito quando não há a mínima possibilidade de ser feito o reparo em tempo hábil, onde uma conversa franca, aberta e amiga costuma transformar “tempestades” em calmarias revigorantes e refazedoras.

Seja caridoso! Respeite e consequentemente ame as pessoas como elas são, com seus defeitos, mas também com as suas virtudes, pois o respeito é um dos elementos que propicia o surgimento do amor, o qual se fortalece quando há amizade, carinho, pensar em ter um futuro junto à pessoa amada, vontade de estar perto daqueles que são queridos, alegria e muitas outras sensações e vivências indescritíveis, enfatizando assim que somente aqueles que amam de verdade sentem a tal felicidade, pois é sempre mais feliz quem mais amou.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 29/10/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Respeito é bom e todos gostam - 29/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.10.29

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Respeito é bom e todos gostam - 29/10/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem