Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 - Bom dia! - 3:55


O orgulho - 05/11/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Durante boa parte da minha infância convivi com pessoas que utilizavam a expressão: “Eu sou eu e jacaré é um bicho”. A intenção dessas pessoas era na verdade mostrar que eram demasiadamente superiores diante de uma determinada situação apresentada, impondo assim certa postura arrogante.

Outros exemplos podem ser citados, como: “Eu sou mais eu”, passando assim uma imagem também de superioridade.

O bom senso e a serenidade atestam que ninguém é superior a ninguém.

O problema é que funções ou posições sociais são confundidas e equivocadamente associadas à própria condição da existência humana.

Muitas são as pessoas que se aproveitam das suas condições sociais para humilhar as outras pessoas menos abastadas.

Muitos são os que quando se encontram em situação difícil ou se sentem encurralados “gritam” para os quatro cantos: “Fiquem sabendo que eu sou filho de fulano de tal”, ou ainda: “Com quem vocês pensam que estão falando?

Pobres criaturas que se utilizam desses artifícios perniciosos que na verdade apenas prolongam o momento em que a verdade surja com toda a sua força.

Combata o orgulho e torne-se uma pessoa mais equilibrada, pois aqueles que estão “equilibrados” não sentem necessidade de utilizar tais artifícios e preferem fomentar o exercício da prática da humildade.

O orgulho, segundo o dicionário, é o sentimento de dignidade pessoal; brio, altivez, onde se for visto como algo dignificante é aceitável, como por exemplo, sentir orgulho da boa família que tem, especificamente no meu caso, o orgulho que tenho da minha esposa, com seus defeitos como todo ser humano, mas primordialmente com suas virtudes, seu caráter e sua elegância, porém um orgulho mais voltado para o prazer e a satisfação de ter uma família geradora de coisas boas e não necessariamente um orgulho que venha a sobrepor as famílias dos outros, onde esta visão deva estar voltada mais para a certeza de uma postura saudável dentro dos princípios que produzam a exemplaridade para os demais.

Outro exemplo de orgulho, sem necessariamente apresentar arrogância, é aquele que representa altivez passando assim a ideia de nobreza, elevação e brio, muito utilizado pelos militares, conforme estereotipado pelo personagem Capitão Nascimento do filme brasileiro “Tropa de Elite”, o qual retrata o comportamento altivo e cheio de dignidade pessoal. Lógico que não se concorda com a truculência apresentada no filme, mas apenas foi citado um modo de ver o orgulho por outra ótica.

Orgulho de ser brasileiro” - Quem nunca viu ou ouviu esta expressão nacionalista? Esta é mais uma forma que o orgulho se manifesta, entretanto a noção de nacionalidade, neste caso, está voltada mais para a preservação de um estilo de vida do que obrigatoriamente demonstrar superioridade.

Muita gente confunde orgulho com vaidade e inveja, entretanto a “A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós.” - Jane Austen (escritora inglesa)

Por outro lado, "devemos combater dois sentimentos: a inveja, que não deixa reverenciar quem é melhor do que a gente, e a vaidade que nos faz esquecer que sempre temos algo a aprender com as pessoas." - (Dante Pazzanese – Médico brasileiro)

Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes.” - Leonardo da Vinci (inventor, pintor e filósofo italiano)

Determinação coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.” - Dalai Lama (líder budista)

O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios.” - Santo Agostinho

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 05/11/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O orgulho - 05/11/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.11.05

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O orgulho - 05/11/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem