Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 25 de Março de 2019 - Bom dia! - 1:24


Depressão - 26/11/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



O artista já dizia em uma das suas músicas que o mal do século é a solidão. Aproveitando a "carona", digo que o mal do milênio é a depressão, a qual se entende como o estado patológico, de natureza orgânica e psicológica, que envolve abatimento, desânimo, inércia e, às vezes, ansiedade.

Não é necessário ser psicólogo para entender que a ansiedade, como já citado, é um dos males que fomentam o surgimento da depressão, ressaltando que a sensação de aflição, receio ou agonia, sem causa aparente, que é a ansiedade, na verdade é resultado de uma expectativa, muitas vezes infundada ou sem o merecimento devido.

A melhor forma de resolver um problema é cortar o mal pela raiz e uma vez que a expectativa sobre alguma coisa, situação ou fato for eliminada, surgirão condições facilitadoras para que essa sensação ruim cesse, pois a famigerada ansiedade não tem mais um dos seus "combustíveis" principais.

Existe então uma outra maneira de analisar uma possibilidade sobre temas ou situações diversas que não venha a produzir expectativa, e por conseguinte a temida ansiedade que por sua vez conduz à depressão?

Existe sim, quando, por exemplo, troca-se expectativa por perspectiva.

Alguém pode dizer que é a mesma coisa. Pode até parecer, mas não é.

A perspectiva está mais voltada para um "olhar" mais criterioso dentro de uma potencialidade viável diante de uma determinada situação ou circunstância, onde esta provavelmente seja o divisor de águas que é capaz de proporcionar no indivíduo a sensação de aceitação dentro de um prisma voltado para uma lógica aceitável.

Como identificar então uma pessoa que possa estar passando por uma quadro depressivo?

Basta que seja observado com critério se a pessoa sente-se triste a maior parte do tempo quase todos os dias, incluindo o fato que essa pessoa não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, e perigosamente passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família, que não tem serventia ou que a vida não tem mais sentido, onde daí podem surgir pensamentos de suicídio.

Esta é apenas uma sugestão para identificar de forma simples uma pessoa com depressão, porém a medicina possui diagnósticos mais apurados e que quando aplicados em tempo hábil poderão reverter quadros graves, os quais necessitam de encaminhamento para a psiquiatria, mas vamos ficar somente na seara da psicologia em virtude de cada um de nós poder atuar mais facilmente, pois cada um pode ajudar na melhoria da vida das pessoas que estejam passando por dificuldades psicológicas. Por exemplo, sabia que você pode contribuir para tornar melhor a vida de uma pessoa com potencialidade para a depressão ao simplesmente levar uma palavra de conforto ou consolação, ou ainda apenas ouvir o que ela tem a falar?

Pois é! Algumas pessoas querem ouvir, mas a grande maioria quer apenas falar.

Ouça o próximo com carinho e afeto. E quando solicitado fale de resignação, fé raciocinada e desígnios divinos.

Cada um tem o direito de esperar o que quiser, inclusive as coisas ou sensações indesejáveis.

Cada um tem o direito de imaginar uma vida de rosas, porém sabendo que há espinhos.

Cada um tem o direito de sonhar, mas cientes que durante o sono há também pesadelos.

Cada um tem o direito de pedir, todavia sabendo que só é dado o que é merecido.

Temos que ter em mente que a depressão também é resultado da sensação de culpa por ações em vidas passadas, e por isso devemos orar pedindo ao Criador, acreditando na evolução, meditar com amor e fazer por merecer a cura buscando no Evangelho o caminho a seguir.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 26/11/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Depressão - 26/11/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.11.26

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Depressão - 26/11/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem