Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 14:57


Ética - 17/12/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Quando se fala de ética logo surge a ideia voltada para o profissionalismo de um modo geral, seja médica, jurídica e muitas vezes fica difícil associá-la fora do campo profissional, como também na grande maioria das vezes a confundem com moral, mas é de bom grado separar uma coisa da outra, pois a moral, segundo os catedráticos de plantão, se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, inclusive religiosos ou hierárquicos, enquanto que a ética busca fundamentar o bom modo de viver através da forma como as pessoas pensam ou imaginam como as coisas deveriam ou necessitam ser, portanto, a ética é mais bem aplicada, por exemplo, nas relações humanas do que a moral, pois esta última passa um "certo ar" de superioridade, enquanto que a primeira, entenda-se a ética, passa a lógica igualitária, onde os parâmetros de comportamento ficam mais visíveis e são plausíveis quando os mesmos estão em consonância com o respeito ao próximo.

Aonde se quer chegar com estas explicações? Pois bem! É bem mais prático e sensato tecer comentários edificantes dentro dos princípios da ética do que tecer os mesmos comentários dentro de uma ótica voltada à moral.

Não por acaso muitas pessoas enfrentam problemas de relacionamento porque preferem optar pela moral, achando que isso é suficiente, do que optar pela ética e acabem criando um mundo paralelo e imaginário onde todos estão contra e perigosamente promove atitudes ou cria situações maquiavélicas como autodefesa.

Alguém até poderia dizer que essas pessoas mais parecem contrárias ao conformismo do que necessariamente pessoas com problemas de relacionamento, entretanto cada caso deve ser minuciosamente analisado isoladamente.

Problemas de relacionamento existem em todos os cantos do mundo e em todas as famílias, até porque o mundo que habitamos é um mundo de provas e expiações, mundo esse que em breve passará à condição de mundo em regeneração, onde os problemas de relacionamento serão mais sutis e como agora também se converterão em etapas do desenvolvimento de cada um.

Enquanto o nosso planeta for um mundo de provas não faltarão exemplos para melhor elucidar as situações por que passam as pessoas rumo ao crescimento íntimo.

Basta imaginar um pouco e tentar lembrar-se de alguém que vive alegando que o mundo conspira negativamente contra.

Há pessoas que têm problemas na família, leia-se, quase toda a família e em alguns casos a família inteira.

Como se não bastasse, essas mesmas pessoas, por hipótese, em sua grande maioria também apresentam problemas de relacionamento no círculo social, inclusive religioso, constituindo, neste exemplo, em um grave problema, pois até na “Casa de Deus” as perseguem, segundo os seus modos de pensar que normalmente podem estar equivocados.

Não há nada mais antiético do que agir pelas emoções.”

“Não ter ética significa deixar a inveja, ódio e rancor agirem livremente.”

“A grande doença do ser humano (mental, física, social) está em sua falta de ética.” - Livro “A Libertação da Vontade” - Norberto R. Keppe - Escritor e psicanalista brasileiro.

A ética se imporá naturalmente, quando compreendermos que ela é indispensável à sobrevivência da sociedade.” - Valter da Rosa Borges - pesquisador brasileiro da Parapsicologia.

Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter.” - Oscar Wilde - dramaturgo, escritor e poeta irlandês.

Tolerância, respeito, ética, conhecimento, bom humor e simpatia são bases para a construção de relacionamentos eficazes.” - Carlos Roberto Sabbi - professor e pesquisador brasileiro.

Enfim, como visto basta inicialmente respeitar o próximo para que a ética seja aplicada dando ênfase aos chamados princípios cristãos.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 10/12/2011.

10/12/2011.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Ética - 17/12/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2011.12.17

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Ética - 17/12/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem