Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 3:55


Cultivar bons pensamentos é vencer a si próprio - 14/01/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



A Bíblia Sagrada, especificamente em Mateus 26:4 e em Marcos 14:38 faz referência ao que o povo está cansado de saber que é o "orai e vigiai", o qual ensina a lição básica do Mestre para se livrar das tentações.

Há inúmeras formas de tentação, entre as quais talvez a mais difícil de resistir que é a vinculada à concupiscência da carne, fazendo alusão assim à famigerada tentação do sexo, isso em virtude da forma banal como o tema é tratado, principalmente pela mídia televisiva.

Provavelmente muitos se esquecem que há uma tentação também difícil de resistir que é a de atrair ou deixar fluir os maus pensamentos, os quais dificultam a luta interna que cada exerce com o intuito de preservar ou enaltecer os valores morais e cristãos.

O cultivo dos bons pensamentos é uma excelente forma de vencer a si mesmo, entenda-se lutar contra os defeitos internos.

O homem é imagem e semelhança do Criador, segundo várias doutrinas e religiões, entretanto por estarmos passando pelas tais provações ou expiações a nossa natureza divina ainda necessita de ajustes.

Daí a importância da persistência de vencer os próprios limites ou defeitos morais, os quais existem exatamente para colocar à prova as tentações do mundo, aonde uma excelente ferramenta de combate a esse mal é o de cultivar bons pensamentos, independente das situações que nos são apresentadas, reforçando assim a lógica que a persistência citada deva ser concentrada no esforço da tentativa de vencer a si próprio, ação necessária tão difundida pelo Espiritismo e que até ganhou um nome específico: Reforma Íntima.

Por razões óbvias a concentração de forças deva fugir dos fracassos, vendo-os como oportunidades de esclarecimentos ou entendimentos da lógica universal voltada para o bem, gerando, portanto as situações que vislumbrem o empenho na manifestação cada vez mais dos bons pensamentos.

Concentrar-se em valores cristãos através do simples exercício de mentalizar bons pensamentos não é tarefa fácil no mundo de hoje, porém não é impossível.

Problemas diversos de caráter psicológico como complexo de inferioridade ou sentimento de culpa dificultam e muito o simples exercício dos bons pensamentos, cabendo nesses casos a busca de ajuda de especialistas, sejam eles da área da ciência ou dentro de conceitos filosóficos ou religiosos.

O mais difícil provavelmente seja encontrar pessoas que admitam estarem passando por situações como as citadas, mesmo que seja evidente a todos, independente de conhecimento na área do comportamento humano, fincando quase que impossível prover algum tipo de ajuda.

Mas, nem tudo está perdido, pois o amor perdoa.

Como mencionado, a Reforma Íntima é uma ferramenta excelente e será aplicada com mais vigor se cada um conseguir se livrar dos maus pensamentos perniciosos, inclusive daqueles que são gerados quando se imagina que o mundo está contra, pois há pessoas que são negativas por natureza e acabem atraindo para si situações desagradáveis, ressaltando que as tais circunstâncias ruins foram produzidas pelo simples fato de imaginar que a maioria das pessoas que se aproximam são maquiavélicas ou que somente querem se aproveitar da amizade ou convívio.

Cultive bons pensamentos e deseje sempre o bem, mesmo que o outro tenha lhe desejado mal, até porque os encargos espirituais decorrentes desses pensamentos menos edificantes serão de única e exclusiva propriedade daqueles que contrariam o que o Mestre ensinou.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 14/01/2012.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Cultivar bons pensamentos é vencer a si próprio - 14/01/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.01.14

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Cultivar bons pensamentos é vencer a si próprio - 14/01/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem