Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 18:46


Educar é enaltecer os dons maravilhosos da criança - 10/03/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Educar é uma tarefa extraordinária que consiste em trazer à tona a natureza divina oculta no ser humano. Baseia-se basicamente em reconhecer o ser humano como filho de Deus e acreditar firmemente na capacidade humana da transformação.

A educação deve ter como base o desenvolvimento do ser humano, o qual tem a capacidade de modificar o ambiente em que vive para melhor, provando assim, como atesta a filosofia contida nas religiões, que a mudança está dentro de cada um, principalmente quando se adota uma postura mental de contemplar algo sublime, invisível aos olhos físicos, enfim divino.

Apesar de cada um trazer consigo as bases filosóficas quando do advento da reencarnação, mesmo assim, ao reencarnar é necessário que sejam relembrados os preceitos gravados no íntimo daquele que reencarnou, pois a memória é parcialmente apagada quando ocorre o nascimento. Portanto, necessitamos que sejam repassados conhecimentos que estão adormecidos, os quais visam o aprimoramento da raça humana ou evolução espiritual, se assim desejarem.

Daí a importância de cada parente, seja pai, mãe, irmãos mais velhos, tios, avó ou avô não perder a oportunidade de ensinar o correto e dessa forma ressaltar o que na verdade já existe na índole da criança.

O Espiritismo afirma que ninguém reencarna pior do que já foi em outra vida, mas alerta para a estagnação espiritual que pode ocorrer, tendo em vista que oportunidades podem ser perdidas pelo simples fato da criança não haver recebido as lições redentoras baseadas dentro de preceitos cristãos.

As crianças numa comparação são como espelhos, isto é, vão fazer tudo aquilo que veem os adultos fazerem, seja certo ou errado. Se comparadas a esponjas irão absorver todos os costumes, manias, forma de falar e atitudes dos adultos e da mesma maneira, sejam essas certas ou erradas.

Se educar, segundo o dicionário, é promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de (alguém), ou de si mesmo. E se é apresentada a lógica que a criança já traz consigo os ensinamentos ao reencarnar, então educar parece ser uma tarefa fácil, mas na verdade não é, pois além dos cuidados que devemos ter, temos que lembrar que nem sempre a criança adota ou aceita nossos ensinamentos edificantes à medida que se torna adulta. Fato perigoso que transforma a educação em uma tarefa árdua, porém gratificante, principalmente quando vemos nossos filhos trilhando por caminhos que conduzem aos ensinamentos do nosso Mestre Jesus, o Cristo.

Se analisarmos criteriosamente poderemos encontrar na Boa Nova (Evangelho) ensinamentos que podem e devem ser transmitidos aos pequenos, pois estaremos transmitindo amor, caridade e fraternidade, valores cristãos que em hoje em dia estão sendo deixados de lado, justamente porque muitos perdem a oportunidade de retransmitir tais valores edificantes. Vale ressaltar que a maravilhosa obra deixada pelo nosso Mestre está à disposição de quem quiser conhecer um pouco mais sobre o que é educar uma criança.

Educar deve ser algo agradável e redentor, além de ser uma oportunidade de vislumbrar os dons maravilhosos da criança.

Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar.” - Ayrton Senna

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 10/03/2012.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Educar é enaltecer os dons maravilhosos da criança - 10/03/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.03.10

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Educar é enaltecer os dons maravilhosos da criança - 10/03/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem