Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 25 de Março de 2019 - Bom dia! - 1:21


A arrogância - 05/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Quero ver quando cair do cavalo se vai continuar assim.

É desse jeito que o povo diz quando se refere a alguém que precisa rever conceitos e necessita praticar a humilde, principalmente se há a possibilidade dessa pessoa passar por situações menos favoráveis, as quais ela possa julgá-las improváveis de acontecer.

Outra expressão bastante conhecida é que diz que alguém está com “o rei na barriga”, fazendo assim alusão à constatação de arrogância de uma pessoa que se acha acima de tudo e de todos.

Como já visto nesta coluna espírita, algumas pessoas adotam frases equivocadas como “eu sou mais eu”, ou ainda “eu sou eu e jacaré é um bicho”, ficando evidenciado que a intenção de quem se utiliza desses expedientes é tentar na verdade mostrar que são demasiadamente superiores diante de uma determinada situação apresentada, impondo assim certa postura arrogante.

O arrogante se caracteriza por apresentar ainda momentos de altivez (pomposo ou enfático), insolência (grosseiro ou inconveniente), orgulho (soberbo ou vaidoso), presunção (amor-próprio exagerado considerando-se superior a todos ou falta de humildade).

Existem ainda várias formas de se identificar uma pessoa arrogante, por exemplo, o arrogante quando convidado a uma festa ou evento prefere as primeiras cadeiras ou aquelas que estejam próximas ao anfitrião. Ou ainda que essas cadeiras estejam em um local que estrategicamente possam servir de destaque, mesmo que tenha chegado por último ao lugar da festa ou evento social.

Ao contrário, o humilde prefere as últimas cadeiras, mesmo que tenha chegado primeiro. Importante ressaltar que é bem melhor ser chamado pelo dono da festa para as primeiras cadeiras estando-se nas últimas do que ser gentilmente convidado a ocupar um lugar de menos destaque, pois essa possibilidade existe quando chega ao local uma pessoa mais próxima do mesmo ou ainda uma personalidade importante como uma autoridade que por ventura mereça distinção por parte do anfitrião.

Talvez a característica mais marcante de uma pessoa arrogante seja a de não admitir o posicionamento ou a versão acerca de determinado fato ou circunstância que for proposto ou apresentado por outra pessoa, pois geralmente o arrogante discorda dos outros, enfatizando que seu “achismo” é o certo, como também que o mesmo está com a verdade.

"Muitos são orgulhosos por causa daquilo que sabem; face ao que não sabem, são arrogantes." - Johann Goethe (escritor, cientista e filósofo alemão)

"A arrogância que nos leva a acreditar que somos superiores aos outros, tem origem no medo de sermos inferiores." - Mark W. Baker (escritor americano no livro "Jesus o maior Psicólogo que já existiu")

A arrogância impede que sejamos educados e lisonjeiros ao saudar o próximo com um “bom dia”, uma “boa tarde”, uma “boa noite”, como também impede de agradecer com um “obrigado” ou pedir um “por favor”.

Caso conheça alguém que costuma adotar alguma postura arrogante convença-o de que é essencial se livrar da arrogância, pois quem se livra desse mal e pratica a humildade vê nessas simples saudações ou agradecimentos as “chaves” que abrem as “portas do mundo”. Portanto, deixe bem claro que uma pessoa educada, gentil e que pratica a humildade consegue tudo o que deseja sem prejudicar ninguém e sem fazer muito esforço.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 05/05/2012.

.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




A arrogância - 05/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.05.05

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

A arrogância - 05/05/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem