Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 18:50


A tarefa de consolar - 02/06/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Certa vez uma senhora chegou para mim e falou que não acreditava no Espiritismo, porém via em Chico Xavier uma pessoa iluminada, pois ele era capaz de levar o conforto refazedor às mães, cujos filhos haviam desencarnado.

Não por acaso o filme “As mães de Chico Xavier” (2011) retrata exatamente momentos por que passam as mães quando “perdem” seus filhos e são consoladas.

Promover o consolo às almas sedentas de paz e serenidade é uma das tarefas do Paracleto ou Paráclito (para algumas religiões) ou ainda o Espírito da Verdade.

Jesus, o Cristo, prometeu um consolador que viria promover essa consolação tão esclarecedora acerca dos desígnios divinos, conforme a passagem bíblica a seguir: “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que fique eternamente convosco. O Espírito da Verdade, quem o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis, porque ficará convosco e estará em vós.” (Jo 14, 16-17).

O Espiritismo é o Paracleto, ou seja, é o Espírito da Verdade, portanto é o Consolador prometido por Jesus, o Cristo, porém nem todos estão preparados para aceitá-lo e praticá-lo, da mesma forma que não aceitaram Moisés, como também não aceitam o Mestre, mesmo hoje em dia, mas isso está intimamente ligado ao “tempo” de aceitação de cada um e como já dito aqui: o tempo é o senhor da razão.

Não há a necessidade de ser espírita ou incorporar “Entidades” para praticar a tarefa de consolar, portanto todos podem praticar a "Tacon", a qual se entende, segundo Waldo Vieira, pesquisador brasileiro independente e propositor das pseudociências Projeciologia e Conscienciologia, como a “tarefa assistencial da consolação aplicada em forma de assistência onde a mitigação do sofrimento é priorizada em detrimento do esclarecimento mais duradouro”, isto é, levar o conforto espiritual promovido àqueles que buscam paz e serenidade.

O curioso é que cheguei à conclusão que estou fazendo isso o tempo todo, seja incorporando um Caboclo (índio) ou Preto Velho (ex-escravo) no Centro Espiritualista Legião Branca Mestre Jesus na cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP, como também seja sem estar incorporado no dia-a-dia, incluindo o meu ambiente de trabalho, que por ventura tem como uma das principais atividades o objetivo de realizar a motivação de pessoas através de palestras.

Muitos são os que vão até à minha sala no meu setor de trabalho para levar sugestões e acabam de certa forma falando da sua vida pessoal, emocional, familiar e profissional. Por oportuno, desde que solicitado, acabo sugerindo algo que vislumbre a solução dos problemas, ressaltando que não trago nada novo, isto é, algo que já não seja do conhecimento daqueles que procuram ajuda, pois não estou “inventando a roda” e nem indicando alguma fórmula mirabolante que vá resolver o problema, mas primordialmente mostrando outra possibilidade baseada nos princípios do bom senso e da serenidade.

Sou apenas um divulgador do Espiritismo ou Paracleto numa visão ecumênica, a qual tem o objetivo de melhorar a vida das pessoas ao levar palavras que edificam.

Sabia que você pode fazer isso também?

Se você está lendo este texto até o final é porque de certo modo você pratica de alguma maneira o ato de levar uma palavra de conforto às pessoas que estão passando momentaneamente por dificuldades emocionais, psicológicas ou crises existenciais.

Ajudar as pessoas, mesmo que seja ao levar uma palavra de conforto, não tem preço.

Continue firme na Seara, mesmo que você não compartilhe de todas as posturas filosóficas contidas no Espiritismo, pois ajudar as pessoas, isto é, praticar a caridade, independe de raça, credo, sexo, classe social, religião ou postura filosófica, inclusive se você for ateu ou agnóstico.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 02/06/2012.

.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




A tarefa de consolar - 02/06/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.06.02

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

A tarefa de consolar - 02/06/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem