Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 25 de Março de 2019 - Bom dia! - 1:26


O preconceito que encobre a verdade - 30/06/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Sabe aquela situação em que normalmente a gente diz que nem sabia que era assim ou assado que funcionava determinada coisa, seja essa coisa uma norma, uma regra ou ainda a simples ação de uma pessoa ou de um grupo?

A falta de informação acerca de determinadas coisas faz com que seja criado o tal preconceito, o qual segundo o dicionário é um conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados, ou ainda uma opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão, incluindo por razões óbvias para os praticantes de outras religiões a superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem, podendo gerar ainda naqueles que agem com preconceito a antipatia para com indivíduos ou grupos que pensam ou agem de outro modo.

Claro que agir assim é perigoso, pois atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outras religiões não são permitidas no Brasil, como também se corre o risco de apresentar manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos de outros entendimentos religiosos.

Com certeza deu para perceber que pela própria acepção da palavra “preconceito”, a mesma nos remete à possibilidade de analisarmos separadamente os termos “PRÉ” e “CONCEITO”, onde fica evidenciado que quando somos preconceituosos com quaisquer coisas ou pessoas estamos na verdade, mesmo que sem querer, emitindo a nossa opinião pessoal, a qual muitas vezes pode estar distorcida ou necessitando de maiores informações para podermos nos posicionar diante de determinada situação ou circunstância.

Particularmente lembro que certa vez um irmão de fé evangélico sugeriu-me a leitura de um livro, cujo enredo vinha de encontro ao que eu acredito no Espiritismo.

Por que Deus condena o Espiritismo?” Esse era título do livro e de certo modo converte-se em uma expressão bem sugestiva para quem discorda da Codificação de Allan Kardec. Mesmo o título do livro sendo de certo modo um tanto quanto agressivo, mesmo assim prontifiquei-me em ler, tanto é que li o livro em apenas uma semana. Ao devolver o livro agradeci ao meu irmão de fé, onde na oportunidade o mesmo perguntou-me se eu havia gostado da leitura e falei que o livro serviu para abrir a minha mente e como todos sabem: uma mente que se abre jamais volta a ser do mesmo tamanho.

O curioso é que o livro é encerrado com a recomendação que se deve ter cuidado ao falar com Espíritas, pois normalmente são pessoas mais esclarecidas e, portanto, há a necessidade de serem melhorados os argumentos para defender a própria fé na evangelização que abraça.

Grande possibilidade da intenção do livro ser outro, mas segundo o meu entendimento, o mesmo quase que sem querer acabou fazendo propaganda do Espiritismo, pois narra praticamente quase toda a trajetória do próprio advento do surgimento do Paracleto ou Espírito da Verdade.

Claro que ali está contido a visão ou versão à maneira como o autor quis se expressar. Não por acaso, esse autor é líder de um determinado seguimento evangélico que cresce e muito no nosso país, graças a Deus.

Pois bem, naquele momento eu fui convidado para ir à igreja daquele irmão de fé e falei ao mesmo que quando houvesse uma oportunidade eu compareceria, porém naquele instante eu estava priorizando as Reuniões Espíritas do Centro que eu frequentava. Nesse momento o irmão falou que o objetivo era me tirar do Espiritismo e parecia que “o tiro havia saído pela culatra”, pois eu me sentia, segundo o mesmo, mais consciente do que nunca.

Ele estava coberto de razão, pois ao ler o livro vi as atrocidades postas em palavras e acima de tudo carregadas de preconceito com a Doutrina Espírita, fato que me levou a ter um pouco mais de cuidado ao falar da maravilha que é o Espiritismo, o qual por sua vez ajuda a todos indistintamente, mesmo aqueles que insistem em não querer acreditar no Consolador prometido por Jesus, o Cristo, conforme passagem bíblica em João 14:16-26, que traz a promessa da vinda do “Consolador”.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 30/06/2012.

.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O preconceito que encobre a verdade - 30/06/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.06.30

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O preconceito que encobre a verdade - 30/06/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem