Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 19:11


O equilíbrio mental - 08/09/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Lembra quando na infância você brincava de gangorra?

Todos sabem que não havia graça na brincadeira se as crianças fossem de pesos ou tamanhos diferentes, pois não haveria o tal equilíbrio necessário para em determinado momento uma criança subir e a outra criança descer e vice-versa.

Não por acaso o símbolo da justiça é uma balança daquela do tipo com utilização de pesos, a qual de certo modo faz lembrar uma gangorra, enfatizando assim que só haverá o equilíbrio quando as partes envolvidas se “acertarem” diante de determinada situação que por ventura tenha gerado necessidade de reparo moral, material ou ainda que tenham sido pleiteados direitos dos mais diversos tipos e circunstâncias.

Explicações à parte, quando se fala em equilíbrio mental a primeira ideia que vem à mente é aquela ligada à debilidade mental (loucura), entretanto o que se quer enfatizar neste artigo é o equilíbrio mental que para o Espiritismo é comumente relacionado à firmeza de pensamentos, a qual por sua vez se entende como a capacidade de filtrar ideias menos edificantes ou ainda aquelas que não estejam em consonância com os princípios deixados pelo nosso Mestre Jesus, o Cristo, em seu Evangelho (Boa Nova).

Essa firmeza é necessária porque os espíritos menos esclarecidos ou ainda carentes de uma ampliação dos conceitos relacionados ao perdão se aproveitam quando ocorre “vacilo”, invigilância, desmazelo, descuido ou negligência de quem está encarregado de vigiar alguma coisa, no caso específico o “patrimônio” que cada um foi incumbido de vigiar que é o templo do espírito, mais conhecido como corpo humano, portanto o “orai e vigiai” é uma ferramenta poderosa que se converte em instrumento facilitador para que sejam encaminhados para tratamento todos os espíritos que por uma circunstância qualquer ainda não entenderam ou aceitaram que somente com o perdão é que a redenção poderá ocorrer de forma mais ampla.

Alguém até poderia perguntar de que espíritos se está falando e a referência pode ser bem diferente, entretanto apenas pelo ponto de vista, pois, por exemplo, alguns Irmãos de outras concepções religiosas preferem chamar esses espíritos de demônios ou quaisquer outros nomes vinculados ao mal, entretanto todos são filhos do Criador, inclusive eles, portanto estarmos atentos para também poder ajudá-los é uma oportunidade de Caridade.

Claro que esse mecanismo se torna mais fácil para quem acredita em vida após a morte, mas venhamos e convenhamos: é muito bom quando conseguimos ajudar alguém, não é mesmo?

È muito bom para a sociedade quando um delinquente consegue ser novamente inserido no contexto social.

É muito bom quando vemos alguém sair da miséria material ou moral.

Fica a sugestão para que através dos nossos pensamentos positivos possamos tentar encaminhar para o lado do "Bem" aqueles irmãos desencarnados (espíritos) que ainda insistem na falta da prática do perdão, pois agindo assim estaremos não só nos protegendo das influências digamos perniciosas e ainda por cima ajudando-os a encontrarem a “Luz”.

Ajudemos todos então, por extensão, aqueles que carregam a questão do “Carma” que é a Lei segundo a qual o homem está sujeito ao retorno das ações praticadas nesta vida ou em vidas passadas, sejam elas boas ou más, determinando assim o seu aperfeiçoamento ou evolução espiritual, inclusive aqueles que são “cobradores de direito”, conforme os próprios mecanismos “carmáticos”, os quais de certo modo “permitem” a possibilidade da cobrança, pois a todo cobrador é dado o direito de cobrar. Se o mesmo vai receber o que lhe é de direito é outra coisa, pois o essencial não é o que se cobra, mas sim como se cobra.

Todos merecem encontrar uma possibilidade de aplicabilidade dos conceitos que vislumbram a evolução espiritual, passando necessariamente pela prática do perdão, como também pela prática da Caridade, pois como diz a máxima do Espiritismo: “sem Caridade não há salvação”.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 08/09/2012.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O equilíbrio mental - 08/09/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.09.08

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O equilíbrio mental - 08/09/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem