Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 - Bom dia! - 3:15


Santo de casa não faz milagre - 15/09/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Este provavelmente seja um dos ditados populares mais conhecidos e de maior entendimento e aplicação porque expressa de um modo peculiar o receio da moral que está dentro de cada um de nós.

Entretanto, será mesmo que o “santo de casa não faz milagre”?

Esse ditado não expressa totalmente a verdade, pois o “santo de casa faz milagre sim”, porém seus milagres não são reconhecidos.

Não é difícil encontrarmos pessoas queridas para nós que por ventura estejam passando por uma determinada situação complicada ou relacionada a crises existenciais, a qual poderia ser resolvida com uma simples conversa.

Muitas situações complicadas são visualizadas de um modo ampliado somente por quem está fora do problema e ao percebermos essa situação normalmente oferecemos algum tipo de ajuda, nem que seja através de uma “troca de ideias”.

Essa condição de sermos tão próximos nos transforma, mesmo que sem intenção, no tal “santo de casa”, fato que cria uma barreira psicológica quase que intransponível, pois ao tentarmos levar para aquela pessoa querida para nós, nem que seja uma palavra de fé, a mesma chega, na maioria das situações, a desviar o cerne da questão e caso o assunto torne a ser apresentado, a mesma diz que “não precisa de lição de moral”, entretanto se as mesmas palavras forem proferidas por um terceiro a pessoa normalmente aceita e muitas vezes exatamente com as mesmas palavras utilizadas, mas como foram ditas anteriormente pelo “santo de casa” não são aceitas, diferente quando ditas por alguém que não é próximo ou íntimo.

Essa barreira é criada porque existe uma dificuldade de se dar credibilidade a quem está próximo, pois de certo modo as pessoas que estão próximas a nós são iguais a nós.

A análise pragmática nos impele a acreditar de modo equivocado que a pessoa próxima a nós não seria aquela que traria a solução para resolver o problema apresentado.

O interessante é que quanto mais íntimo ou próximo menos se acredita ou se valoriza, sendo isso possivelmente um reflexo fragilizado da nossa condição de culpa diante de determinada situação. E assim procura-se muitas vezes desacreditar aquele que vem trazer alguma concepção nova. Alguém poderia pergunta a si mesmo:

- “Como foi possível essa pessoa vir falar disso sem ao menos que eu tivesse me dado conta que a resposta estava na minha frente e eu não consegui ver, sendo essa pessoa igual a mim?”

Podem surgir muitas perguntas. O fato é que simplesmente não acreditamos nos tais dotes apresentados e dessa forma não botamos fé no nosso “santo”.

Quantos brasileiros fazem mais sucesso fora do Brasil do que no seu próprio país?

Por falar nisso, por exemplo, você sabia que a “Abreugrafia” é o nome dado a um método rápido e barato de tirar pequenas “chapas” radiográficas dos pulmões, para facilitar o diagnóstico da tuberculose?

Esse método foi inventado em 1950 por Manuel Dias de Abreu, um brasileiro, daí o invento batizado em sua homenagem aqui no Brasil.

Pois bem, a grande maioria das pessoas prefere dizer que vai “tira uma chapa” dos pulmões ou ainda simplesmente “tirar um Raio-X”.

Por que então se prefere falar isso ao invés de Abreugrafia?

Simples, porque o Abreu é brasileiro, é nosso, está próximo a nós.

Pensando assim dá até para entender melhor porque Jesus, o Cristo, ter saído de sua terra natal para que seus milagres fossem aceitos, não é mesmo?

Fica a sugestão para que abram a mente e aceitem a ajuda dos “santos de casa” que estão ao lado e assim possa ser possível gerar a cumplicidade necessária para a harmonização no ambiente do seu trabalho e do seu lar.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 15/09/2012.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Santo de casa não faz milagre - 15/09/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.09.15

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Santo de casa não faz milagre - 15/09/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem