Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 25 de Março de 2019 - Bom dia! - 1:25


O poder da palavra - 06/10/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Uma palavra, frase ou expressão se bem articulada ou ainda proferida na hora certa e com os argumentos “encaixados” promove uma verdadeira mudança, isto é, costuma mudar a vida daquele que ouve ou ainda ler um artigo como este, portanto a responsabilidade é enorme, tanto daqueles que se convertem em “conselheiros”, consultores, gurus, terapeutas, como também daqueles que escolheram como profissão a Psicologia, a qual é uma ciência que estuda as estruturas mentais e comportamentais dos indivíduos, mas também de modo empírico (não científico) baseia-se na análise, desde que solicitado, do conhecimento das emoções e sentimentos de uma pessoa com a intenção de compreender seu comportamento, maneira de ser e pensar para daí poder recomendar as ações corretivas que possam viabilizar uma melhoria na qualidade de vida do indivíduo analisado.

O curioso é que há um ditado popular que diz que se conselho fosse bom não seria dado, mas sim vendido. Porém, será que esse ditado é realmente válido?

Essa postura é compreensível porque os conselhos funcionam como “freios psicológicos”, os quais em muitos casos servem para alertar os outros sobre posturas que poderiam facilmente ser revertidas para novas possibilidades, as quais não necessariamente sejam do gosto ou da preferência daquele que está recebendo o conselho.

Só para ilustrar, os “Conselhos Deliberativos” são grupos de pessoas que assessoram grandes empresas e que ganham muito bem para isso, sem esquecer os psicólogos que atendem os seus pacientes como qualquer outro profissional da área da saúde, portanto o ditado popular citado logo no começo não é válido.

Independente de o conselho recebido ser pago ou gratuito, o bom senso diz que preferencialmente se deva orientar para o bem, entretanto o cuidado que se deve ter ao dirigir palavras, conselhos ou orientações para os outros é tão grande que se não forem adotados os devidos cuidados, o direcionamento sobre o que se quer falar pode ser tanto para o bem, como para o mal.

A boa notícia é que existe um mecanismo natural de autodefesa que recomenda que se deva observar o nível de coerência do que já foi falado anteriormente pelo interlocutor que ora apresenta os seus argumentos, sendo obviamente essencial analisar se o que está sendo recebido possui lógica, como também que primordialmente esteja em consonância com os princípios cristãos e que de modo correlato apresente de forma clara e objetiva a relação lógica e harmônica entre ideias, atos ou situações.

O bom conselho é a voz do Criador, pois o Altíssimo habita todos os corações, independente de religião ou filosofia, sendo por lógica ecumênica comum a todos.

Dar conselho é sinônimo de consolar, sendo esta uma das missões principais do Espiritismo, também chamado de Paracleto, o Consolador prometido por nosso Mestre Jesus, o Cristo.

Por falar nisso o Espiritismo além de consolar ou dar conselhos carrega também a “bandeira” do Ecumenismo, o qual prega a unificação das religiões e filosofias em torno do nosso Mestre, difundindo assim o que há de semelhante em cada uma dessas modalidades de contemplação e meditação em relação ao Criador e dessa forma levando para o povo conceitos e princípios que estão presentes tanto no Espiritismo, como em todas as demais religiões e filosofias.

Fica a sugestão para que ao dirigirem palavras sejam prudentes, pois palavras só devem ser ditas para construir, alertar, ajudar ou agradecer. Nunca para destruir, humilhar ou entristecer. Portanto, se nada de bom temos para falar, melhor ficarmos calados.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 06/10/2012.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O poder da palavra - 06/10/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.10.06

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O poder da palavra - 06/10/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem