Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 4:13


A arte de saber criticar - 20/10/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Já foi falado anteriormente nesta Coluna Espírita que há uma expressão popular que diz que a verdade dói, mas tem que ser dita, porém nem todos estão preparados para ouvir as críticas, mesmo que sejam com o intuito de promover a correção, ou seja, a chamada crítica construtiva.

Esperar a hora certa para abordar assuntos delicados nada mais é do que praticar a arte de saber criticar e dessa forma praticar também a Caridade.

A crítica por definição é primordialmente a análise para avaliação qualitativa de algo, por exemplo, quando se resolve apreciar alguma circunstância ou situação vivenciada por outra pessoa e dentro das possibilidades sugerir ou recomendar correções de posturas diante de determinadas circunstâncias ou fatos apreciados.

Esse é o lado bom da coisa.

O lado ruim reside no fato das pessoas de um modo geral associar a crítica como sendo algo desfavorável quando, por exemplo, alguém diz que o comportamento de determinado amigo ou colega de trabalho foi alvo de crítica de todos, denotando assim certo ar de desaprovação, porém sem as medidas ou recomendações, ficando inclusive a mercê de boatos ou fofocas.

O bom diz que em casos como esse o mais sensato é chamar a pessoa em questão para uma conversa franca, aberta e amiga e daí ser feita a crítica de modo a promover o restabelecimento da harmonia entre todos.

Crítica é crítica e está à disposição de todos, bastando apenas saber usá-la de modo a não ferir, aplicá-la no momento oportuno e que a mesma seja direcionada à pessoa certa.

A crítica é salutar, e, portanto, essencial para o crescimento.

O curioso é que a arte de criticar tem suas nuances, pois faça uma crítica ou dê instrução ao sábio e ele se tornará mais sábio ainda e depois faça uma crítica ou dê instrução ao tolo e ele se tornará seu inimigo. A base desse pensamento está na Bíblia Sagrada em Provérbios: 9.7– 9.

O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.” - Norman Vincent Peale - Escritor Norte Americano de teorias sobre o pensamento positivo.

Quem critica a injustiça fá-lo não porque teme cometer ações injustas, mas porque teme sofrê-las.” - Platão – Filósofo Grego da antiguidade (discípulo de Sócrates).

O homem que não aceita crítica não é verdadeiramente grande.” - Textos Judaicos.

Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.” - Oscar Wilde - Dramaturgo, escritor e poeta irlandês.

Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.” - Abraham Lincoln (1809 - 1865) foi o 16° presidente dos Estados Unidos, entre 1861 e 1865.

Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada.” - Elbert Hubbard - Filósofo e escritor Norte Americano.

Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.” - Santo Agostinho - Foi um bispo católico, teólogo e filósofo.

As pessoas pedem-te uma crítica, mas querem apenas um elogio.” - William Maugham - Foi um escritor Francês.

Não desanime em razão da crítica. Se a censura é serviço cabível a qualquer um, a realização elevada é obra de poucos.” - Chico Xavier - Médium Brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 20/10/2012.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




A arte de saber criticar - 20/10/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2012.10.20

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

A arte de saber criticar - 20/10/2012 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem