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Desencarne coletivo - 02/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Normalmente os espíritas são questionados ou consultados sobre o que o Espiritismo acha quando ocorre uma tragédia de grande porte, a qual é caracterizada pelo desencarne coletivo, ou seja, morte física de grande quantidade de pessoas.

Não por acaso a comoção nacional se torna evidente e chorar a dor da perda dos entes queridos através de catástrofes naturais, criminosas ou acidentais transforma-se em uma ação de todo o país, pois partem de todos os lugares mensagens de pesar e acaba de certa forma sendo uma oportunidade de tornar as pessoas mais solidárias.

Só para lembrar cito a maior tragédia de todas, a qual foi criminosa e aconteceu no dia 17 de dezembro de 1961 em um circo na cidade de Niterói/RJ, onde havia uma plateia de cerca de 3.000 espectadores e vitimou na hora 372 pessoas e, aos poucos, vários feridos morriam, chegando a mais de 500 o número de mortes, das quais 70% eram crianças.

Cito ainda os acidentes aeronáuticos ocorridos com os dois aviões da TAM em São Paulo, em 1996, Fokker 100 com 99 vítimas e em 2007, voo 3054 com 187 vítimas; como também o da Gol que aconteceu no dia 29 de setembro de 2006 e vitimou 154 pessoas, incluindo o último acidente aeronáutico com muitas vítimas e envolveu o Airbus 330 do voo 447 da Air France ocorrido durante o voo da noite de 31 de maio para 1º de junho de 2009 vitimando 228 pessoas, ou ainda as enchentes e deslizamentos da região serrana do Rio de Janeiro em janeiro de 2011 com 916 mortes, em torno de 345 desaparecidos e cerca de 35.000 desalojados em consequência dos desastres naturais e agora a tragédia em Santa Maria/RS, ocorrida dia 27/01/2013, madrugada do domingo, onde 235 jovens morreram, na sua maioria intoxicados.

Realmente a comoção torna-se evidente por causa do grande número de pessoas, mas quantos estão desencarnando nesse exato momento, porém de forma isolada?

O Espiritismo nos ensina que a destruição física do corpo (morte como dizem os não espíritas) é uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, a qual se dá pelo aniquilamento da vida material, gerando assim a interrupção da atual experiência.

Basicamente há três tipos de desencarne: os naturais, os provocados e os violentos, onde esses últimos em sua grande maioria geram os desencarnes coletivos.

Os desencarnes naturais decorrem do esgotamento dos órgãos e representam o encerramento “programado” das existências corporais, segundo a Lei de Causa e Efeito.

Os desencarnes provocados resultam da ação humana no espectro da criminalidade e da agressividade (assassinatos, atentados, guerras).

Os desencarnes violentos geralmente são as ocorrências de catástrofes naturais (enchentes, terremotos, maremotos, ciclones, erupções, desmoronamentos, acidentes aéreos, automobilísticos, ferro, etc.), sem desconsiderar que a ação ou omissão humana, em face da ganância ou da negligência, pode estar entre as causas que geram tais efeitos danosos, gerando em grande parte os desencarnes coletivos.

O desencarne coletivo é aquele que ocorre em acidentes e catástrofes de toda sorte, com pequeno ou grande número de pessoas. Ocorre porque um grupo ou grupos de espíritos comprometidos com débitos semelhantes em reencarnações passadas se associam ainda na espiritualidade, isto é, antes do renascimento, com a finalidade de realizar "trabalho redentor em resgates coletivos".

Por estar relacionado a experiências evolutivas, o desencarne coletivo é amparado por Entidades Espirituais Benfeitoras que acolhem os desencarnados imediatamente, muitas vezes em postos de socorro por eles montados na própria região da catástrofe ou desastre.

Segundo "O Livro dos Espíritos", questão 737, é “fazê-lo avançar mais depressa” e as calamidades “frequentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos”.

Além disso (questão 740), “são provas que proporcionam ao homem a ocasião de exercitar a inteligência, de mostrar sua paciência e sua resignação ante a vontade de Deus, ao mesmo tempo em que lhe permitem desenvolver os sentimentos de abnegação, de desinteresse próprio e de amor ao próximo”.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 02/02/2013.




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