Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 13:56


O mau humor só atrapalha - 09/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Nada melhor do que ser uma pessoa entusiasta e com ar de jovialidade, independente da idade biológica, até porque a jovialidade não significa necessariamente que a pessoa deva ser jovem na idade cronológica como está no inconsciente coletivo, pois quando se encontra com alguém com olhares carrancudos associa-se equivocadamente essa pessoa de imediato à condição da mesma não ser jovem e de modo descortês se utiliza uma expressão jocosa ao dizer que aquela atitude é coisa de "velho", entretanto o bom senso diz que a jovialidade está intimamente ligada à capacidade de ser alegre, gostar de rir ou ainda fazer rir, fato que faz com que a pessoa dê pouco ou nenhum espaço ao mau humor.

Portanto, agir com jovialidade está ao alcance de todos e fará com que o mau humor seja reduzido ou até mesmo eliminado.

O mau humor constante pode ser uma influência espiritual perniciosa e recomenda-se que a pessoa vá a um Centro Espírita tomar um passe, ressaltando que as influências só são possíveis quando se dá "abertura" nos pensamentos e ações não edificantes, mas por outro lado o mau humor pode ser uma doença, onde cada caso é um caso e o melhor é procurar um especialista na área, pois quando diagnosticada a doença se chama transtorno distímico ou depressão crônica, mais conhecida como distimia. É um tipo de depressão que se caracteriza principalmente pela falta de prazer ou divertimento na vida e pelo constante sentimento de negatividade.

Obviamente que não se deva julgar uma pessoa com mau humor constante como alguém que sofre de distimia, mesmo que apresente sintomas do quadro da doença, os quais segundo a Enciclopédia Eletrônica Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Distimia) podem ser: "apresenta baixa ou nenhuma autoestima; sente-se desmotivado; possui constante sensação de falta de esperança e um sentimento de negatividade; desinteresse ou perda do prazer pela maioria das suas atividades, ou perde totalmente o interesse em todas elas; tem insônia ou dorme excessivamente; apresenta perda de apetite ou alimentação exagerada; tende ao isolamento, tem poucos amigos e vida social limitada; apresenta sentimento de rejeição pelos outros; sente uma falta de capacidade; tem constante irritabilidade e/ou descontentamento."

Claro que as condições financeiras insuficientes para o padrão de vida desejado, questões de saúde, incluindo a dos familiares, como também laços de afetividade ou questões amorosas problemáticas, sem esquecer das insatisfações após os casamentos ou compromissos assumidos, enfim, desejos ou sonhos não realizados geram os mecanismos propícios para que o mau humor se instale de vez e dessa forma a pessoa venha a viver com mau humor, entretanto agir desse modo não vai ajudar em nada, a não ser a possibilidade de se contrair uma doença como um câncer ou ainda afastar as pessoas do nosso convívio.

Por falar em saúde, já percebeu que as pessoas bem humoradas dificilmente ficam doentes?

Rir faz bem e deixa você mais leve e com ar de quem se sente realizado, onde tal atitude faz com que o próprio povo diga que quando as pessoas estão rindo parecem ricos, pois dão a impressão que não têm problemas e que estão de bem com a vida.

O bom humor faz com que o universo "conspire" a nosso favor e "portas" que antes estavam fechadas começam a se abrir.

Fica a sugestão para que não nos apeguemos a sentimentos negativos como mágoas, falta do exercício do perdão, melindres, ressentimentos, e sim, procuremos sorrir mais, dar boas gargalhadas, não levando tudo tão a sério.

A lógica diz que se deve levar a sério somente o que realmente importa para a nossa evolução e crescimento espiritual, como cultivar as nossas virtudes, praticando todo o bem que pudermos, gerando assim as condições para que se mantenha o bom humor, em qualquer situação, não se deixando envolver em sentimentos inferiores, onde tanto a saúde mental, quanto a saúde física estarão em equilíbrio e assim sua vida se tornará mais feliz.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 09/02/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O mau humor só atrapalha - 09/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.02.09

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O mau humor só atrapalha - 09/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem