Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 - Bom dia! - 3:18


Tatuagens e piercing no corpo humano - 16/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Quem é que não se lembra de que nos filmes de faroeste americano os índios pintavam o rosto quando iam guerrear?

O fato é que se “pintar” virou questão cultural, não necessariamente pelos filmes, até porque os nossos índios brasileiros também têm esse costume, incluindo o fato de usar a pintura como protetor solar para a pele e contra picadas de insetos; há também o simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo, sem se esquecer de que as mulheres já utilizam maquiagem desde remotos tempos, entretanto as chamadas “pinturas” não são permanentes, ao contrário das tatuagens, nem tão pouco provocadoras de deformações no corpo, como é o caso das peças de metal esterilizado, mais conhecidas como “piercing”, onde a condição de permanente dificulta a decisão de fazer ou não a tatuagem, pois se houver arrependimento a situação complica.

A pergunta que não quer calar é: seria permitido o uso de tatuagens, “piercing” e afins no corpo físico na visão Espírita?

Em princípio, a Doutrina Espírita nos ensina que nada é proibido, porém nem tudo nos convém, no entanto, dota os indivíduos de elementos para reflexão para que decidam conscientemente, pois não é a utilização de tatuagens que desmerecerá o caráter de uma pessoa.

Por outro lado, alguns tipos de tatuagens com motivos funestos, classificam-se como inconvenientes e impróprias não só para um trabalhador espírita, como também em vários momentos, ambientes e condições de relacionamentos diversos.

Ressalta-se que boa parte dos adeptos de tatuagens e afins está apenas seguindo os modismos, como por exemplo, as tatuagens tribais, as quais viraram “febre” no mundo inteiro.

Ter tatuagem não é pecado, até porque o chamado “pecado” está vinculado à consciência ou noção do que determinado ato representa perante o Criador.

O curioso é que para alguns, as tatuagens e o uso de “piercing” são sinais de diferenciação, de marginalidade ou ainda de que a pessoa pertença a um grupo específico, enquanto que para outros é apenas um recurso de embelezamento.

Fala-se no rol do Espiritismo que segundo Divaldo Pereira Franco, respeitado médium e orador espírita, pessoas que tatuam o corpo inteiro ou o enchem de “piercing” são almas que ainda trazem reminiscências vivas de encarnações em épocas bárbaras, quando guerreiros sanguinários se utilizavam desses meios para se impor frente aos adversários.

Claro que determinadas imagens podem revelar o sentimento íntimo, entretanto a grande maioria dos adeptos sequer sabe o que aquela imagem tatuada realmente significa ou simboliza, onde muitas vezes “sem querer ou sem saber” a pessoa pode estar cultuando algo que não necessariamente seja edificante, entretanto que fique bem claro que cada um é responsável pelos seus atos, os quais estão na mesma proporção do conhecimento que se adquire.

O perispírito é um corpo imaterial, o qual é o local onde ficam “gravadas” as ações que são impostas ao corpo físico e o fato é que se agredirmos o corpo físico, o perispírito é agredido e vice versa.

Isso é o que explica quando uma pessoa que fumou muito reencarna predisposta a contrair um câncer de pulmão.

Para simplificar, basta apenas lembrar que tanto o Padre, como o Pastor Evangélico ou ainda o Diretor do Centro Espírita não gostariam que as paredes da sua igreja ou Centro fossem pichadas.

Resumindo: tudo que for feito com o corpo físico terá consequências, entretanto o bom senso fala que não devamos ver atos hostis como fumar, beber, se drogar, se tatuar ou coisas parecidas que são "impostas" ao corpo físico como pecado, mas sim entender que tais atos terão suas respectivas consequências, as quais devam ser vistas como possibilidades de reparo quando houver o reencarne, isso caso ocorra, pois a reencarnação é uma oportunidade.

Outro fator importante é que quando você empresta uma coisa gostaria que a mesma fosse devolvida do mesmo jeito e de modo análogo o Criador nos empresta o corpo físico e o mínimo que poderíamos fazer era cuidar bem do mesmo.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 16/02/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Tatuagens e piercing no corpo humano - 16/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.02.16

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Tatuagens e piercing no corpo humano - 16/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem