Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 - Bom dia! - 0:06


Renascer das cinzas através da resiliência - 23/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Quem é que nunca ouviu falar da Fênix, a qual é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas?

Segundo a antropologia, que é o estudo do comportamento humano, a crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses, mas em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição ou a esperança que nunca têm fim.

Ressurgir é a síntese, então por lógica acredita-se que retornar ao estágio inicial é essencial para se atingir o equilíbrio e assim dar continuidade a alguma coisa ou propósito, seja físico, psicológico, laboral, familiar ou existencial.

Várias foram as contribuições das diversas áreas do conhecimento humano visando fomentar o mecanismo de tentar produzir tal equilíbrio, o qual teoricamente possa gerar melhores condições para se lidar com os problemas do dia a dia.

Da física veio um termo muito referenciado atualmente no mundo empresarial, o qual vem gerando um entendimento vinculado à gestão de pessoas, mais conhecida como recursos humanos, pois atualmente o termo resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse, ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio.

Resumindo: há pessoas que chegaram ao fundo do poço, mas mantiveram a esperança, a fé, a resignação, o entusiasmo e conseguiram renascer das cinzas com a ajuda de algum mecanismo que gere o pensamento positivo, entre tantos a resiliência.

Talvez possa estar se perguntando onde entra a questão Espírita e a resposta é bem rápida e direta: uma pessoa equilibrada terá melhores condições de resistir às influências espirituais perniciosas ou maléficas, as quais todos nós somos suscetíveis ou que venhamos a estar pré-dispostos a recebê-las.

"Dize-me o que pensas e te direi com quem andas." - Esta é uma das belas lições que o Espírito Emmanuel, guia espiritual do Médium Chico Xavier, nos deu realçando a importância de estarmos sempre pensando positivamente, pois de acordo com os nossos pensamentos estaríamos "atraindo" irmãos de diversas intenções, sejam boas ou más.

Voltando à física, a resiliência dos materiais é a capacidade dos mesmos com relação à tensão e à deformação, relembrando que após tais esforços o material volta ao estágio inicial, como, por exemplo, um telhado metálico que dilata com o calor do dia e depois volta ao normal quando cai a noite, ou ainda o salto com vara, onde a mesma enverga e depois retorna ao formato original, se bem que em alguns casos a vara se quebra e é aí que está o "X" da questão, pois a relação do quanto que cada material pode ser submetido à elasticidade ou ainda à torção é o que resulta no nível de estresse que determinado material pode suportar, onde não precisa ser especialista em metalurgia para saber que poderá ocorrer cisalhamento ou até mesmo quebra quando o nível de estresse é ultrapassado. Resiliência para a física é, portanto, a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão.

Da mesma forma somos nós, ou seja, precisamos envidar esforços para tentar encontrar a solução para os problemas do dia a dia, ressaltando que uma mente com pensamento positivo tem grandes possibilidades de fazer com que determinada situação ruim vivenciada seja melhor analisada e assim que sejam produzidas soluções que venham resolver o problema, pois assim é possível ser mais feliz.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 23/02/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Renascer das cinzas através da resiliência - 23/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.02.23

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Renascer das cinzas através da resiliência - 23/02/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem