Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 - Bom dia! - 4:00


Projeção astral - 29/03/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



É grande a possibilidade de se conhecer alguém que afirme haver passado por um breve momento de lucidez durante o sono, ou ainda durante o quase sono, isto é, durante o momento conhecido popularmente como cochilo, pois para aqueles que se aprofundam no estudo da projeção astral estima-se que, estatisticamente, uma em cada dez pessoas afirma haver passado por um tipo de experiência fora do corpo em algum momento das suas vidas.

As percepções estão presentes em todas as pessoas, porém de um modo geral as funções cerebrais que atribuem significados a estímulos sensoriais vivenciados ou não anteriormente podem variar de pessoa para pessoa, incluindo o fato dessas percepções, também chamadas de sensações extrassensoriais, serem resultado de uma condição “programada” ou involuntária.

Hipoteticamente pode ocorrer a projeção astral em qualquer pessoa, por meio do sono, via meditação profunda através de técnicas de relaxamento ou ainda involuntariamente.

Essas sensações, como dito acima, se caracterizam por haver consciência (lucidez) total, ou seja, há noção sobre o que está acontecendo durante todo o momento.

Há pessoas que têm a sensação de já haverem visitado determinado local, antes mesmo de irem fisicamente. Outras costumam dizer que já “viram” uma cena assim que a mesma tenha acabado de ocorrer ou ainda dizem que de algum modo “sabiam” que aquilo iria acontecer.

Outros nomes ou acepções podem ser atribuídos à projeção astral como projeção da consciência, experiência extracorporal, desdobramento espiritual, emancipação da alma ou viagem astral, os quais são termos usados de forma alternada para designar a chamada “Experiência Fora do Corpo” (EFC), oriunda da expressão em inglês “Out-of-Body Experience” (OBE).

Não por acaso é comum o relato de pessoas que estavam internadas em UTI dando conta de que “se viam” deitadas na cama e que, portanto, “saíam” do corpo físico.

Há outros momentos para se vivenciar a projeção astral que geralmente são propícios como, por exemplo, durante episódios de paralisia do sono, traumas, variações abruptas da atividade emocional, estresse, experiência de quase morte, estimulação eletromagnética em exames e experiências de ilusão de ótica.

Projeção astral então basicamente se caracteriza como o desligamento do corpo, porém mantendo a capacidade de ter noção sobre o que está acontecendo. A pergunta que não quer calar: o uso de drogas faz libertar a mente do corpo, mas mantendo a lucidez?

A resposta é clara: pode até libertar o corpo, mas não mantém a noção sobre o que está acontecendo e dessa forma não irá produzir a verdadeira sensação de liberdade, pois para haver liberdade é necessário concomitantemente haver lucidez.

Esta explicação se torna essencial, pois sair do corpo para alguns até pode ser uma necessidade, mas manter-se ligado ao mesmo é uma característica importante e hoje em dia todos nós temos um inimigo feroz que está dizimando com a vida de muitos: o uso das drogas, tanto lícitas, quanto ilícitas. O fato é que existe uma mensagem subliminar e perniciosa que diz que ao usar drogas é possível “viajar”, entretanto há um detalhe importante referente ao uso de drogas que evidencia uma tentativa equivocada de se “criar” um mundo paralelo fora realidade em que se vive, pois se acaba gerando um perfil danoso: a alucinação, onde não por acaso o consumo de drogas costuma produzir naqueles que as utilizam sensações, visões, aspectos ou condições desconhecidos (inusitados), visando “fugir” daqueles momentos julgados infelizes, entretanto, como citado anteriormente, para ocorrer a projeção astral há a necessidade de haver de modo primordial a característica de se estar presente o nível de consciência durante todo o tempo em que se está passando por aquela experiência, fato que desqualifica a utilização das drogas para se vivenciar tal sensação extrassensorial, pois não há comprovação científica que a utilização de drogas permita manter-se consciente todo o tempo, sendo esse um dos motivos da proibição do seu uso e comercialização, pois são alucinógenas, ou seja, geradoras de condições ou sensações fora da realidade e que, portanto, impedem que aqueles que fazem seu uso tenham consciência durante todo o tempo.

O bom senso fala que se ocorrer a projeção astral que a mesma surja de forma natural, que seja edificante e que vislumbre a possibilidade de se praticar o Bem ao próximo.

A projeção astral está intimamente ligada ao sono e aos sonhos. Mais detalhes acerca do tema poderão ser obtidos através do estudo do Espiritismo, especificamente em “O Livro dos Espíritos” - Allan Kardec, O Codificador do Espiritismo, 2ª parte, Capítulo VIII, como também no livro “A Gênese”, do mesmo autor, Capítulo XIV, que aborda muito bem o assunto.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 29/03/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Projeção astral - 29/03/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.03.29

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Projeção astral - 29/03/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem