Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 19:29


O autocontrole - 06/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



O povo na sua sabedoria peculiar costuma dizer que “sangria desatada” não leva a nada, a não ser à uma situação mais complicada ainda.

Obviamente que ninguém quer passar por uma situação ruim, mas todos nós estamos suscetíveis à possibilidade de acontecer algo que venha a nos incomodar, seja pelos aspectos sociais, familiares, fisiológicos (saúde), culturais, econômicos, religiosos, filosóficos ou ainda do ambiente de trabalho.

Independente de se estar exposto a situações extremamente complicadas é interessante manter o autocontrole, o qual é entendido como o controle ou domínio sobre si mesmo, gerando assim a capacidade e seu exercício, de manter o equilíbrio emocional, com a sua respectiva contenção e o seu necessário comedimento.

A importância de manter o autocontrole, cujo antônimo é “descontrole”, reside na necessidade de nós aplicarmos a resignação em nossas vidas para todas as situações, visando assim fomentar a capacidade de podermos tentar entender os Desígnios Divinos, pois, conforme preconiza o Espiritismo: nada ocorre por acaso.

Se nada ocorre por acaso, então por lógica todas e quaisquer situações que viermos a passar foram sistematicamente “programadas” pela Providência Divina.

Claro que aceitar uma situação complicada não é fácil, entretanto o interessante de se utilizar os dizeres do povo é que se torna salutar relembrar verdadeiras pérolas do conhecimento popular, como a que diz que “só quem calça é quem sabe onde o sapato aperta”.

É verdade. Somente aqueles que sentem na pele e vivenciam os momentos complicados é que têm melhores condições de tentar ilustrar tais momentos difíceis, entretanto poder contar com aqueles que se propõem a ajudar torna a jornada menos dolorosa, onde o amparo pode surgir de várias formas, seja pelo apoio fraterno e amigo ou ainda pela simples possibilidade de levar algumas palavras que possam produzir o conforto regenerador das forças, visando possibilitar a aceitação do entendimento da continuidade da vida, pois independente de qualquer situação a vida continua, onde acreditar que o Criador tudo sabe e tudo vê é o que se transforma em um verdadeiro bálsamo para a alma aflita por esclarecimentos que venham a produzir o discernimento necessário para realmente se entender a ideia contida na mensagem que diz que nada ocorre por acaso.

Até aqui o autocontrole foi citado para aquelas situações em que somos “vítimas das circunstâncias”, entretanto agora é a hora de mencionar as situações em que por descuido deixamos de exercer o autocontrole e passamos à condição de algozes.

Sugere-se que devamos exercer o autocontrole também quando estivermos na outra posição, sendo sensato exercer a empatia, ou seja, nos colocarmos no lugar do outro, onde este é um fator primordial, aliás, esta condição é essencial para o crescimento, tanto filosoficamente, quanto espiritualmente, ressaltando que todos rumam inexoravelmente à evolução espiritual.

Portanto, educação, cortesia e gentileza, ou ainda outras diversas formas agradáveis de dirigir a palavra a uma pessoa são excelentes maneiras de praticar a Caridade e como já dito aqui nesta Coluna Espírita esta virtude é essencial para ser possível se chegar à salvação.

Afinal de contas todos merecem serem tratados com zelo, respeito e afetuosidade, mesmo naquelas situações em que fiquem evidenciados comportamentos julgados equivocados, pois existe a possibilidade da pessoa estar agindo daquela maneira, dita equivocada, por simples falta de conhecimento acerca de qual seria o procedimento correto a ser adotado. Enfim, todos merecem respeito, pois ao dirigir palavras a outra pessoa não interessa se a mesma for do mais alto gabarito social, jurídico, econômico, político, religioso, institucional, do ambiente do trabalho, da família ou se é um simples andarilho morador de rua, desde que caridosamente sejam seguidos preceitos como os citados acima.

O bom senso diz que até as Entidades Espirituais, mesmo quando incorporadas em Médiuns não têm o “direito” de serem rudes ou se dirigirem de forma deselegante àqueles que as procuram, até porque esses Espíritos são os Emissários do nosso amado Mestre Jesus, o Cristo, onde em seu Evangelho (Boa Nova) consta a máxima que sugere que se te baterem em uma face se deve oferecer a outra, denotando assim alto grau de humildade.

Finalizo com uma mensagem que sintetiza o respeito que se deve ter para com o próximo: "Eu nem sempre posso falar aquilo que penso, mas o que não posso falar é exatamente aquilo que eu não devo dizer”. - Chico Xavier, Médium Brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 06/04/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O autocontrole - 06/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.04.06

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O autocontrole - 06/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem