Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 - Bom dia! - 0:08


Deus em nossas vidas - 13/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Federal da República Federativa do Brasil (1988) prevê a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas, onde precisamente no artigo 5º da citada Carta Magna está escrito:

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Por definição um Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.

A laicidade do Estado pressupõe a não intervenção da Igreja no próprio Estado, entretanto há aspectos peculiares como, por exemplo, o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras ou ainda a existência da expressão "DEUS SEJA LOUVADO” grafada nas cédulas da atual moeda do Brasil.

Estas são apenas algumas demonstrações de que é possível consorciar a condição de Estado laico com a crença que Deus, o Criador, está em nossas vidas, gerando assim influências positivas, pois é confortante sabermos que temos alguém em quem confiar e que nos ampara, inclusive para os ditos ateus, os quais por postura ideológica mais se parecem anticlericais em sua grande maioria, ou seja, muitos são somente contra os dogmas contidos nas religiões.

Influências ou ideologias à parte o certo é que o Brasil tem um povo com uma cultura de tolerância religiosa em níveis tão altos que chega até ser quase que impossível comparar a outros países.

Permanecendo apenas na esfera do Cristianismo basta citar que o Brasil ao mesmo tempo é a maior Nação Católica do mundo, o país onde mais cresce o Movimento Evangélico, incluindo o relevante fato de o Brasil ser a maior Nação Espírita do mundo.

Já deu para perceber que o nosso povo abre o seu coração para todos aqueles que querem ter Deus nas suas vidas, inclusive os agnósticos, sendo esses aqueles que consideram impossível conhecer ou compreender, e, portanto discutir, a realidade das questões da fé religiosa, embora admitam a existência de Deus.

Falar da existência de Deus se faz oportuno ressaltar que a primeira pergunta do Livro dos Espíritos de autoria de Allan Kardec é: “Que é Deus?” – Resposta: “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”.

Isso já é o suficiente para procurarmos entender a cada dia o que é Deus, o qual está em tudo, inclusive nas coisas simples, pois Ele te manda flores todas as primaveras, faz nascer o sol todas as manhãs e está disponível em qualquer momento que você quiser conversar, pois Ele te escuta. Claro que para a grande maioria que tem dificuldade de exercer a fé pode até parecer que foram abandonados, entretanto como disse o Espírito Emmanuel através do Médium Chico Xavier: “Reanime-te em qualquer lance difícil do caminho e confia na Divina Providência que jamais nos abandona.”.

O Criador só nos coloca diante de situações que podemos suportar, fato que nos leva a acreditar que as pessoas que passam pelas mais diversas lutas, que para muitos seriam insuportáveis, e as vencem, seja com a resignação e a fé, são aquelas que teoricamente seriam as escolhidas por serem as mais fortes.

Fica a sugestão para que mantenham sempre Deus no coração e finalizo confirmando que Deus gera os mecanismos para que assim seja possível vislumbrar novas potencialidades, mesmo que ocorram dificuldades, pois ainda segundo o Espírito Emmanuel: “Grande é o mar das dificuldades, entretanto muito maior é a Fonte da Providência Divina.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 13/04/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Deus em nossas vidas - 13/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.04.13

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Deus em nossas vidas - 13/04/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem