Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Sábado, 19 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 10:53


Aprender a suportar os espinhos - 01/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda vez que se quer passar uma informação de modo a produzir efeitos mais eficazes para o próximo, torna-se essencial utilizar um mecanismo facilitador.

Vamos citar, por oportuno, a parábola, a qual se entende como a narração alegórica que contém algum preceito moral.

Não por acaso o nosso amado Mestre Jesus, o Cristo, utilizou em boa parte esse recurso para a apresentação do seu Evangelho (Boa Nova), o qual trouxe ensinamentos admiráveis para a evolução do ser humano.

Esta explicação torna-se necessária, pois, baseando-se no título deste Artigo Espírita (Aprender a suportar os espinhos) é óbvio que não se aprende isso somente de forma literal, ou seja, diretamente vinculado à acepção etimológica da palavra, pois um espinho quando está espetado no dedo imediatamente procura-se extraí-lo.

Importante enfatizar que neste caso específico houve de certo modo algum aprendizado, pois, excetuando-se os masoquistas, ninguém coloca novamente o dedo sem o devido cuidado ou sem a devida proteção em um local onde se tem a certeza que há espinhos.

Entretanto, quando este mesmo título é submetido à ótica em forma de parábola liga-se diretamente à noção da importância de entender filosofias contidas em mensagens edificantes associadas à resignação, isto é, ligadas diretamente ao ato ou efeito de se sujeitar pacientemente às amarguras fomentadas por crises existenciais de toda espécie, denotando-se assim a presença da conformação mediante as mazelas da vida.

Ao agir com resignação passa-se a exercer a paciência no sofrimento.

Quem quer colher rosas deve suportar os espinhos”.

Este é um provérbio Chinês que sintetiza a necessidade de compreender de um modo mais ampliado a essencialidade de poder aprender com as dificuldades (espinhos), e assim ser possível vivenciar e sentir as maravilhas da vida (rosas), visando à felicidade, que é um direito de todos.

Em suma, o caminho da felicidade passa necessariamente pela faculdade de enxergar as dificuldades como oportunidades de crescimento filosófico, pois dificuldade, simbolizada pelos espinhos, conduz à evolução espiritual e à sua consequente valorização da vida, simbolizada pela rosa.

Um dos conceitos filosóficos mais aceitos por todas as religiões é o de que devamos permanecer contentes e felizes em todas e quaisquer circunstâncias, aonde a paciência na aflição é uma das principais ferramentas que todo religioso deve utilizar para viver de modo adequado à vida cristã, pois exercer a paciência visando suportar as dificuldades caracteriza evolução.

Este processo poderá ser ampliado se for possível ensinar este conhecimento ao próximo, sendo esta uma das excelentes formas de se praticar a caridade.

A prática da caridade, por sua vez, é uma excelente oportunidade de se sentir útil ao próximo, pois se difunde que o Criador nos fez para darmos sentido à vida dos outros.

Esta condição de poder ser útil ao próximo é fortalecida por revelações como a do Paracleto ou Paráclito, o Espírito de Verdade, “O Consolador prometido por Jesus Cristo", ou ainda o Espírito Santo para alguns, o qual prega que sem caridade não há salvação, deixando bem claro dessa forma que o ser humano vale pela sua obra e não pela sua crença, pois, por exemplo, permanecendo somente no campo do Cristianismo, não interessa se o cristão é Evangélico, Católico, Espírita ou Espiritualista, pois não é a convicção religiosa o que lhe garante a evolução espiritual, e menos ainda o rótulo, mas, sim, o amor, enfim, a caridade que se pratica em favor do próximo, sendo sensato apenas, neste caso, enfatizar a necessidade de se consolar ao ensinar ao próximo que as dificuldades (espinhos) a que o mesmo está sendo submetido são oportunidades para se chegar a algo melhor.

Para alguns fica a evidência do sucesso da fé como a solução rápida e eficaz de qualquer problema que nos aflija, todavia, o sucesso da fé reside primordialmente no ato de receber graça e força para suportar com paciência todo tipo de aflições que possamos vir a experimentar.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 01/06/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Aprender a suportar os espinhos - 01/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.06.01

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Aprender a suportar os espinhos - 01/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem