Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 - Bom dia! - 3:16


Os avanços tecnológicos e a reencarnação - 08/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Impulso para frente. Adiantamento, em caminho ou em tempo. Este é o significado para o termo “avanço”, o qual de modo peculiar se aplica a várias áreas com os seus respectivos aspectos: sociais, culturais, tecnológicos, religiosos e tantos outros.

Priorizando a esfera da tecnologia torna-se natural vincular o avanço tecnológico do conhecimento humano a algum mecanismo, seja ele qual for, sendo este um consenso entre todos.

Obviamente que cada área do interesse humano vai adequar o que se apresenta, no caso os avanços tecnológicos, a algum conhecimento previamente aceito, seja científico ou filosófico.

Por questões óbvias baseadas no objetivo desta Coluna Espírita, será enfatizada a associação com a religiosidade, especificamente com a Doutrina Espírita apresentada por Allan Kardec, na qual, por oportuno, aqueles que difundem o Espiritismo criam vínculos entre o progresso da humanidade com a reencarnação, que é a forma direta da evolução da humanidade, e que se manifesta através da faculdade de reassumir (o espírito) a forma material, sendo perceptível, pelo menos para aqueles que acreditam e difundem o Espiritismo, pois o conceito amplamente difundido é o de que os avanços tecnológicos se constituem na irrefutável condição para a existência da reencarnação, que por sua vez, segundo o Espiritismo, é a forma que Espíritos com grande elevação intelectual utilizam para auxiliar na evolução da humanidade. A reencarnação existe, mesmo com a possibilidade remota para alguns, fato que consequentemente de modo natural gera tal vinculação.

O interessante é que o Espiritismo é ao mesmo tempo ciência, filosofia e religião, condição esta que conduz a questionamentos quanto à prova científica, citando, por exemplo, a reencarnação, entretanto é visível que o cerne do ônus da prova reside no fato de que para se entrar na esfera científica é necessário tempo e aprofundamento, pois mesmo não sendo possível apresentar provas técnicas neste espaço, aqui e agora, que viabilizem a comprovação científica, visando assim corroborar a lógica da certificação, normalmente algo importantíssimo acontece: fazer com que aquele que lê passe a pensar, pois o objetivo daqueles que escrevem publicamente e visam o crescimento íntimo do próximo não é necessariamente que aquele que lê passe a pensar igual àquele que escreve, mas sim que aquele que lê passe a pensar.

Fazer pensar já é o suficiente para incitar aquele que recebe a mensagem a procurar mais respostas, pois algo é despertado somente ao referenciar um tema que ainda possa estar carente de comprovação nos meios acadêmicos, entenda-se por observação científica em laboratório, em que, por exemplo, determinado fato seja repetido várias vezes até se chegar à conclusão cabal acerca do que se apresenta, ou ainda que sejam apresentados argumentos suficientes, os quais mesmo sem provas científicas possam conduzir a um raciocínio lógico, ressaltando obviamente que a questão em pauta, preferencialmente, não deva estar alicerçada no empirismo, muito menos no “achismo”.

Apresentar algo que momentaneamente seja carente de comprovações científicas padronizadas em modelos aceitos pela comunidade científica internacional, gerando assim a responsabilidade é extremamente valioso, isto é, apresentar de forma coerente e comprobatória, entretanto o tema em pauta remete-nos à condição de se acreditar em algo, sendo esse fato natural para aqueles que acreditam que existam coisas, fatos ou condições que por enquanto ainda não é possível serem provados, por exemplo, a força superior que alguns a chamam de Deus, outros de Criador, entretanto acreditam na existência, embora não consigam provar, mas esta já é outra esfera e corre-se o risco de se cair na mesma discussão, e assim não se chegar a nenhuma conclusão, e fatalmente rumar à condição de se passar a discutir o “sexo dos anjos”, isto é, não se chegar a nada.

Para alguns o vínculo apresentado entre avanços tecnológicos e reencarnação pode ter gerado uma resposta que não seja exatamente aquela que satisfaça aos aguçados interesses, entretanto com todo o respeito àqueles que não acreditam na Divindade, e ciente da liberdade de expressão ratifica-se que para acreditar em algo que no momento ainda não se pode provar cientificamente baseando-se nos modelos de experimentação convencionais é necessário ter fé, a qual possui uma característica imprescindível: ou se tem ou não se tem. Simples assim.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 08/06/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Os avanços tecnológicos e a reencarnação - 08/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.06.08

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Os avanços tecnológicos e a reencarnação - 08/06/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem