Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Sábado, 19 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 10:59


O fruto das nossas escolhas - 06/07/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Tudo. Absolutamente tudo o que ocorre na vida de cada um de nós é resultado das escolhas que fizemos em algum momento de nossas vidas no passado, inclusive em outras vidas.

Por mais difícil que possa ser aceito por alguns, com certeza vivenciamos hoje o fruto de nossas escolhas de ontem, e por consequência o que escolhemos hoje estaremos vivenciando amanhã.

Basta observar ao redor para perceber que a vida atual é realmente o resultado de todas as escolhas, pois ninguém está vivenciando algo que não escolheu.

Alguns podem até dizer que não escolheram conviver com pessoas cheias de complexidade no relacionamento afetivo, e a resposta é sim, por mais que seja dura, ou seja, a escolha existiu, mesmo que não tenha sido percebida.

Outros podem até dizer que não escolheram que os seus filhos fossem inconsequentes, e a resposta mais uma vez é sim, por mais que soe áspero, pois em determinado momento foi dado algum sinal de alerta que poderia culminar em circunstâncias desagradáveis, porém nada ou quase nada foi feito para tentar reverter ou amenizar o quadro, portanto aceitar anteriormente os comportamentos equivocados dos filhos rebeldes foi escolha desses pais e mães.

Não há a necessidade de se enumerar as diversas situações, inclusive as trágicas, para se chegar à conclusão de que se algo não vai bem hoje é sinal evidente de que ontem não foi observado, com esmero, o que determinada atitude julgada equivocada poderia resultar.

Grande é a possibilidade de ser esta uma das barreiras que impedem da pessoa aceitar que o que vive hoje é resultado de uma escolha de ontem, pois nem sempre é compreendido em sua totalidade o que determinada situação praticada ou aceita hoje pode resultar no futuro, entretanto há uma ferramenta facilitadora que está à disposição de todos: o bom senso.

Não se trata de abordar aqui e agora a moral ou a ética, todavia mesmo que seja de modo precário cada pessoa sabe no íntimo quando algo entra em desacordo com o que a maioria aceita, entenda-se o convencional para determinado grupo social onde o indivíduo está inserido, pois é a partir desse pressuposto que se torna possível delinear o parâmetro que poderá gerar a percepção sobre o que cada um está vivenciando hoje, se é bom ou ruim, ressaltando que é essencial estarmos sempre com a mente aberta para as novas situações, caso contrário poderemos estar adotando posturas complexas que costumam resultar em preconceito, que por sua vez gera a intolerância.

Aceitar ou não aceitar o convencional. Este talvez seja um dilema, isto é, uma situação complicada de entender duas soluções possíveis, seja uma boa e a outra ruim, porém ambas difíceis ou penosas de serem compreendidas, pois quando o momento atualmente vivenciado é recheado de felicidade fica fácil associar às escolhas do passado, pois é costumeiro dizer que se lutou muito para hoje poder relaxar e ser feliz, entretanto quando algo não vai bem, entenda-se a percepção baseada na vivência de um momento julgado ruim, por exemplo, uma situação familiar complicada, um relacionamento complexo e cheio de melindres, fazendo com que um ou ambos “pisem em ovos” para não machucar o outro, ou ainda para não aguçar o sentimento de fúria, enfim, quando algo não vai bem se torna realmente muito difícil de ser aceito que aquele momento seja o resultado (fruto) das próprias escolhas em algum momento do passado, enfatizando que para a maioria que tem dificuldade em aceitar um resultado não esperado é gerado nessas pessoas o desejo de naquele momento apagar tudo e começar do zero, pois quando a situação é ruim alguns chegam a dizer que não gostam do que vêm e queriam que tudo fosse diferente.

Fica a sugestão para que cada um saiba interpretar as próprias escolhas de hoje, pois são elas que irão moldar de modo imperioso o futuro. O fato é que nos acostumamos a dar mais atenção às grandes decisões (escolhas): carreira, faculdade, casamento, a primeira casa, entretanto nos esquecemos de priorizar as escolhas mais poderosas e inclusive as classificamos como “pequenas” ou sem importância, como: perdoar, fazer ou não mais uma visita, dar aquele telefonema, acordar mais cedo para fazer exercício, ter satisfação no dia a dia no ambiente de trabalho, como também ser mais gentil através de palavras simples: bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, e obrigado.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 06/07/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O fruto das nossas escolhas - 06/07/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.07.06

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O fruto das nossas escolhas - 06/07/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem