Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 - Bom dia! - 4:15


Quando tudo parece estar perdido - 03/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Dor é a sensação básica sentida toda vez que alguém passa por algum trauma de ordem psicológica ou emocional de qualquer ordem como: a perda de um ente querido, a perda da saúde, uma separação afetiva, uma desilusão amorosa, enfim, todo trauma gera dor, e não por acaso alguns se isolam e adotam posturas como o ostracismo, o qual é entendido como o afastamento do convívio social ou da participação em determinada atividade.

No caso das separações ou desilusões amorosas costumeiramente alguns tentam ver onde podem ter errado, inclusive carregam um sentimento de culpa, mesmo que o problema não esteja necessariamente e somente com os mesmos, e dessa forma se sujeitam ou se submetem aos desmandos daqueles que romperam com a relação, e assim deixam de ver o sentido da própria vida, e exatamente como uma ostra se fecham para o mundo e para as pessoas que estão ao seu redor, e equivocadamente repetem aos quatro cantos: “tudo está perdido!”

O sensato seria dizer que tudo parece estar perdido, pois “parecer” não é o mesmo que “estar”, consequentemente se analisarmos friamente é indispensável esclarecer que quando ocorre uma situação desagradável e traumática tudo ou quase tudo parece realmente estar perdido, mas apenas parece, e, portanto, não necessariamente está perdido, pois o acaso não existe.

A sensatez diz que devamos evitar nos abatermos por causa das circunstâncias da vida.

Acredite que não importa o que está sendo vivenciado, pois há uma força que está lhe sustentando.

Claro que nos momentos difíceis o desespero em alguns casos toma conta dos seus olhos e assim faz com que os mesmos não vejam as potencialidades dos fatos que por ventura estejam ocorrendo, os quais são vistos num primeiro momento apenas e exclusivamente como ruins.

A primeira coisa a fazer é resignar-se, pois a dor passa e as lágrimas derramadas serão transformadas em energias redentoras e revigorantes.

Lembre-se que depois da tempestade sempre vem a bonança.

Acreditar ainda que o Criador saiba o que cada um de nós está vivenciando, converte-se em verdadeiro alento, pois a Providência Divina atua de forma positiva em todos os momentos de nossas vidas, mesmo que a gente não entenda de imediato o quanto foi benéfico, e de certo modo é possível ver que a “carga a ser carregada” podia ser mais pesada, entretanto de algum modo houve certo alívio gerado pelas boas ações de cada um, principalmente quando se pratica a caridade.

Olhe bem para o seu lado, para a sua família, para o seu ambiente de trabalho ou ainda para o seu círculo de amigos.

Veja o que você está fazendo para ser quem você é, pois cada um converte-se no resultado das próprias escolhas.

Emane gratidão ao Criador pelas coisas boas que acontecem na sua vida, inclusive aquelas julgadas ruins, pois ninguém está livre de passar por dificuldades, até porque ninguém veio aqui a passei, mesmo que não se acredite em vida após a morte ou na Lei do Carma.

O certo é que a sua vida tem um sentido de alguma forma, mesmo que você ainda não consiga enxergar toda a potencialidade da sua existência.

Uma boa dica é aproximar-se cada vez mais do Criador, e, portanto ao Bem, pois assim é possível vislumbrar as potencialidades positivas e benéficas, principalmente quando emanadas ao próximo.

Obviamente é doloroso passar pelas provas da vida, mas, quem disse que seria fácil?

Acredite que a mudança interior ou “Reforma Íntima”, como preconiza o Espiritismo, é uma forma essencial de se verificar que através dos Mecanismos Divinos as “feridas” são tratadas na mesma proporção do entendimento de que cada um que aqui está encarnado (vivo) veio para dar sentido à vida de outra pessoa, pois está é a forma básica de se praticar a caridade, caso contrário a própria caridade não teria lógica.

Não importa qual é o seu problema, pois o Criador já providenciou a solução, basta apenas acreditar.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 03/08/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Quando tudo parece estar perdido - 03/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.08.03

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quando tudo parece estar perdido - 03/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem