Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 25 de Março de 2019 - Bom dia! - 1:22


O exemplo que cada um pode dar - 10/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



A intenção deste artigo não é fazer com que cada um se transforme em um anjo de uma hora para outra, até porque se estamos aqui encarnados (vivos) no planeta Terra é porque temos resgates a cumprir ou dívidas a pagar, conforme os “Desígnios dos Mecanismos Divinos”, pois este é o princípio básico da reencarnação, o qual está intrinsecamente ligado à “Lei do Carma”.

Foi feita a referência a um anjo, pois a primeira ideia que se tem desse ser celestial é aquela vinculada ao amor, à fraternidade, enfim à caridade, e conforme preconiza o Espiritismo: “sem caridade não há salvação”.

Claro que ninguém por enquanto é um anjo, mas a lógica é que se rume para a melhoria, utilizando para isso algum mecanismo facilitador, como, por exemplo, a “Reforma Íntima”, tão difundida pelo Espiritismo, pois melhorar reformando-se é a tônica da própria evolução, ou seja, tornar-se um ser melhor a cada dia, e nada mais prático do que começar pelos bons exemplos em forma de atitudes edificantes.

Falar em bons exemplos a serem dados nos remete diretamente à condição da proximidade de um aprendiz, por exemplo, uma criança, e nada melhor para uma criança poder criar suas referências positivas do que os exemplos que recebe dos seus pais.

Incluam-se nesse rol mães, avós, tios, irmãos mais velhos, demais parentes e inclusive amigos da família.

Os exemplos que cada um pode dar ao agir dessa ou daquela forma irão moldar o caráter da criança que convive em determinado ambiente.

Obviamente que os exemplos se convertem nas escolhas de cada um, portanto ninguém está isento das escolhas que faz. Consequentemente a responsabilidade aumenta quando há alguém ao lado que possa absorver tais comportamentos, pois uma atitude faz com que esse alguém tente reproduzi-la da mesma forma, e geralmente com a mesma intensidade, tendo por consequência maior responsabilidade quando houver uma criança no meio da situação vivenciada.

Estou insistindo em falar de crianças, pois é a partir delas que podemos sonhar com uma sociedade melhor. Afinal de contas como disse o esportista Ayrton Senna: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno.”.

As crianças são como esponjas e, portanto absorvem tudo, exatamente tudo que veem seus pais ou responsáveis fazerem.

As atitudes e exemplos edificantes contribuem para que as crianças difundam desde cedo o quanto é importante ser gentil, educado, elegante, generoso, amoroso, cortês, enfim, caridoso.

Como sugestão observe as atitudes de pessoas generosas, as quais possam ser inclusive atitudes positivas praticadas por você mesmo.

Sabia que uma grande amizade poderá iniciar-se com um simples sorriso?

Sabia que as pessoas de um modo geral sentem-se mais acolhidas quando são dirigidos a elas gestos amistosos?

Sabia que espalhar o amor ao difundir coisas boas ajuda a tornar a vida do próximo mais feliz?

Sabia que uma simples saudação como: "bom dia", "boa tarde", "boa noite", "por favor", "olá" e "obrigado" abrem as portas do mundo e tornam a vida de todos um pouco melhor?

O exemplo é uma força que repercute de maneira imediata, longe ou perto de nós. Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.” - Chico Xavier, Médium Brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 10/08/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O exemplo que cada um pode dar - 10/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.08.10

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O exemplo que cada um pode dar - 10/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem