Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 3:56


A pedra no caminho - 24/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Para alguns é bem mais fácil reclamar do que analisar a solução de um problema, e mesmo quando chegam a uma solução viável dificilmente se propõem a resolver tal dificuldade.

Problemas todos têm, graças ao Criador, o qual primordialmente nos dá forças para superarmos as adversidades que nos são apresentadas, pois se estamos aqui no planeta Terra é porque estamos em fase de testes e adaptação para vivenciarmos a verdadeira vida que é a vida espiritual, entenda-se a vida após a morte física, corroborando assim a ideia de que os problemas devam ser resolvidos aqui e agora, pois se não houvesse necessidade de repará-los não haveria necessidade de reencarnação, conforme afirma o Espiritismo, ou ainda não haveria necessidade de indulgência por parte do próprio Criador, pois os problemas seriam resolvidos por outros e não por nós mesmos.

Claro que esta postura é aceita somente por aqueles que acreditam em Deus, o Criador, entretanto entender que os problemas devam ser resolvidos por nós mesmos irá produzir no indivíduo um crescimento qualitativo, pois somente “sentindo na pela” é que se torna possível dimensionar de um modo mais amplo o quanto que tal problema ou dificuldade gerou de crescimento, o qual também é chamado ou entendido como experiência, aliás, chama-se de experiência o acúmulo de todos os problemas vivenciados, os quais de algum modo foram resolvidos e produziram maior satisfação quando o empenho pessoal foi fator crucial para a solução dos mesmos.

Esta postura passa realmente a ideia de superação promovida por algum conceito filosófico ou religioso, porém mesmo os ateus defendem a lógica de que os problemas existem e podem ser resolvidos, caso contrário não seriam problemas.

Simbolicamente a palavra “pedra” é comumente utilizada para se fazer referência a uma determinada situação ou circunstância complicada, principalmente se a solução é difícil, pois a primeira ideia que nos vem à mente com relação à pedra é algo duro e sólido, e que, portanto, dificilmente se quebra.

Aproveitando o ensejo torna-se salutar cada um perguntar a si mesmo quantas vezes houve reclamação de algo que não estava do jeito que se desejou, porém nada ou quase nada foi feito para melhorar ou reverter a situação, e assim resolver o problema, isto é, tirar a pedra do caminho.

Talvez seja difícil aceitar, mas é essencial que ocorra o entendimento de que os problemas são oportunidades que irão promover o crescimento de alguma forma.

Há várias lendas que falam de verdadeiros ensinamentos, seja por posturas ideológicas, filosóficas ou que promovam algum tipo de melhoria, por mais simples que seja.

Em uma dessas lendas conta-se que havia uma pedra em um caminho, porém nem todos estavam dispostos a ver a pedra como solução, mas sim apenas com uma oportunidade para reclamar e nada fazer, enquanto que outros enxergaram a pedra como solução ou oportunidade de crescimento.

Conta-se que primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que levava para a moagem na usina, e como não conseguia passar nada fez, além de reclamar. Logo depois, um jovem que veio cantando e acabou tropeçando na mesma, porém nada fez para evitar que outra pessoa viesse a se machucar. O lado bom é que começaram a passar por ali pessoas que enxergaram as potencialidades da pedra que estava no caminho.

Um garoto viu aquela pedra e com sua imaginação começou a brincar. Um artista que por ali passava idealizou esculpir uma bela estátua. Um construtor percebeu que aquela pedra seria extremamente útil na casa que estava sendo construída pelo mesmo.

Já deu para perceber que o problema não estava na pedra, mas sim em quem a observava.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 24/08/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




A pedra no caminho - 24/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.08.24

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

A pedra no caminho - 24/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem