Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 - Bom dia! - 0:20


A transformação dos problemas em desafios - 31/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Costumamos dizer que nos tornamos mais experientes ao passarmos por etapas difíceis, principalmente quando olhamos para trás, e enxergamos quantos daqueles momentos julgados ruins foram superados, embora que parecessem num primeiro momento que a solução seria muito difícil.

O tempo passou e hoje em dia cada um de nós tem certo orgulho em saber que aqueles momentos complicados fazem parte do que chamamos de “causas superadas”.

Claro que diante das surpresas indesejáveis, nossa primeira reação seja a de desviar do caminho ou recuar, e passar a exclusivamente reclamar da vida que se leva, porém esta não é uma postura interessante.

Momentos complicados podem fazer com que alguns vivenciem a letargia e equivocadamente julguem ser mais fácil pensar em “abandonar o barco”, ou ainda “deixar como está para ver como é que fica”, conforme alguns dizem, entretanto há um conceito filosófico que diz que se você continuar fazendo o que sempre fez vai continuar sendo o que sempre foi, portanto até que ponto vale a pena um pensamento inerte em relação a uma situação que pode e deve ser enfrentada?

Os momentos complicados nos fortalecem, e carregam no seu âmago a sensação de se conquistar passos à frente na caminhada que estamos trilhando rumo à evolução espiritual ou filosófica, pois a vida moderna é cheia desses momentos ruins, porém baseado na experiência de cada um, tais momentos complicados vão se somando aos já superados, visando primordialmente nos tornarem mais fortes e maduros, sendo este um dos objetivos da existência das situações complicadas em nossas vidas, e esse entendimento torna-se mais claro quando associado a algum conceito filosófico, como, por exemplo, à Lei do Carma, a qual se constitui no conjunto das ações dos homens e suas consequências.

A chamada experiência que é o conjunto de conhecimentos individuais ou específicos que constituem aquisições vantajosas acumuladas historicamente por nós mesmos, vai permitindo com que cada momento ruim seja vivenciado de forma a “enxergar” nas dificuldades as oportunidades redentoras para a melhoria do ser.

Diante de tal experiência uns enxergam “problemas”, enquanto que outros enxergam “desafios”. Apesar da aparente semelhança que há entre os termos “problema” e “desafio”, a semelhança fica apenas realmente na aparência, pois num primeiro momento quando queremos referenciar uma determinada situação hipotética que precisa ser resolvida, normalmente utilizamos tais termos, e às vezes até dizemos que os mesmos têm o mesmo significado, entretanto há diferenças interessantes entre eles, pois o primeiro, o chamado “problema”, passa a ideia de algo de difícil solução, ou ainda uma questão que dá margem a hesitação ou perplexidade, por difícil de explicar ou de resolver, conduzindo assim de modo natural à percepção de que a possibilidade da solução da questão em si está longe ou fora do alcance daquele que por ventura esteja passando por determinada situação julgada ruim, enquanto que o segundo termo, o “desafio”, por mais complicado que seja, passa a ideia de algo que depende primordialmente da capacidade de cada um em sobrepor ou ultrapassar o limite previamente estabelecido, gerando assim a noção de que se a situação julgada ruim for analisada de forma criteriosa irá produzir no indivíduo melhores possibilidades de resolver a situação apresentada, pois já não se trata de um problema, mas sim de um desafio, o qual pode ser vencido de forma mais rápida. Perceba que problema carrega a ideia da necessidade de solução, enquanto que desafio carrega a ideia de se vencer uma etapa.

Fica a sugestão para que cada um assuma de forma decisiva a postura de lutar visando vencer as etapas complicadas, ressaltando que isso se torna mais fácil quando problemas são transformados em desafios.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 31/08/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




A transformação dos problemas em desafios - 31/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.08.31

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

A transformação dos problemas em desafios - 31/08/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem