Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 18:47


Aprender a suportar em silêncio - 07/09/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



O aprendizado diretamente associado ao título deste Artigo Espírita é algo muito difícil para alguns, porém não impossível de ser atingido em sua totalidade o objetivo, o qual visa primordialmente fazer com que o ser que tenha passado por algum dissabor consiga evoluir de forma qualitativa, como também de modo mais prático, pois afinal de contas, o que dizer das situações desagradáveis que nos são apresentadas no dia-a-dia?

A resposta é simples e direta: as provações, englobando os dissabores e as situações desagradáveis a que todos nós estamos suscetíveis são oportunidades de crescimento.

Exemplos de momentos complicados são fáceis de elucidar porque a quase todo momento somos expostos a posturas estranhas ou não esperadas por parte de alguns, ressaltando que em certos casos nós mesmos fazemos parte desses alguns, e dessa maneira permite-se o surgimento do modo de tratar descortês, arrogante ou deselegante, o qual por sua vez evidencia de forma clara o quanto cada um que age assim precisa evoluir, pois a postura esperada para o ser humano que deseja melhorar-se é aquela que evidencia serenidade e bom senso.

Talvez seja realmente difícil para alguns atingir o objetivo de evoluir de um modo prático como sugerido no título deste Artigo Espírita, entretanto visando ampliar o conceito recomenda-se praticar o perdão, e uma das formas mais práticas de se conseguir isso é suportar em silêncio.

Ao perdoar o ser evolui um pouco mais a cada dia, pois se denota a presença da sabedoria.

Diz o bom senso que o silêncio é a melhor resposta quando se ouve uma bobagem, portanto suportar em silêncio algo que não tem fundamento é sinal também de evolução.

Além do mais para se atingir a evolução é imprescindível que se aceite os atos alheios, mesmo que possa parecer que a aceitação se manifeste de forma passiva, perante às supostas injustiças praticadas por aqueles que ainda estão carentes do entendimento do amor do Criador.

O Criador é chamado de Deus, e Deus é amor e vice-versa, entretanto por que o justo deve suportar em silêncio o comportamento abusivo daquele julgado injusto?

A resposta também é simples e direta: suportar em silêncio nos remete ao perdão, portanto contrário da vingança, a qual causa mais dano a quem pratica do que a quem a recebe.

Fica a sugestão de alguns pensamentos que irão facilitar a aprender a suportar em silêncio:

O silêncio é um amigo que nunca trai.” – Confúcio, filósofo chinês (551 a.C. - 479 a.C.).

Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.” - Oscar Wilde, dramaturgo, escritor e poeta irlandês.

No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.” - Martin Luther King, líder dos direitos dos negros norte-americanos.

A palavra é prata, o silêncio é ouro.” - Provérbio Chinês.

Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz.” - Arthur Schopenhauer, filósofo alemão.

Cala-te primeiro se queres que os outros se calem.” – Sêneca, filósofo da Roma Antiga.

Como a abelha trabalha na escuridão, o pensamento trabalha no silêncio e a virtude no segredo.” - Mark Twain, escritor e humorista norte-americano.

O silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência como o mármore não talhado é rico em escultura.” - Aldous Huxley, filósofo e escritor britânico.

Perante a cólera nada é mais conveniente do que o silêncio.” – Safo, poetisa da Grécia antiga.

"Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calarem os opositores e transforma aversão em admiração.” e ainda:

"Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!" - Chico Xavier, Médium Brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 07/09/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Aprender a suportar em silêncio - 07/09/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.09.07

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Aprender a suportar em silêncio - 07/09/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem