Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 - Bom dia! - 3:58


Satisfação em ser Espírita - 19/10/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



O objetivo do Artigo Espírita desta semana não é o de colocar os Espíritas em uma “redoma de vidro”, e assim equivocadamente tentar passar a mensagem que eles são melhores do que os praticantes das demais religiões e filosofias, ou ainda que estejam isentos das mazelas da vida, e, portanto, livres dos mecanismos perniciosos que prejudicam a evolução espiritual, entretanto de forma natural são evidenciados detalhes que ajudam a identificar o verdadeiro Espírita, principalmente por quem é Espírita (caso deste Colunista), pois o Espiritismo tem o respeito, de uma maneira ou de outra, das demais formas religiosas e filosóficas, a começar pela referência edificante que foi o Médium Chico Xavier, mesmo depois de desencarnado há mais de 10 anos.

No desempenho de minha atividade profissional, como também de forma gratuita e interativa através da Internet, especificamente na condição de orientador para assuntos julgados complicados, como crises existenciais, depressões, ansiedades, terapias de casais, uso de drogas e tantas outras situações realmente complicadas, é natural que quem adota tal postura edificante pratique uma religião ou filosofia, pois normalmente há uma tendência de se associar a postura de ajuda com aquelas semelhantes às ações ensinadas no Evangelho de Jesus, o Cristo, e, por exemplo, não foram poucas as vezes em que me perguntaram se eu era Evangélico ou ligado à Igreja Católica, e com certa admiração, mas sem reprovação, costumo responder perguntando o que foi observado.

Normalmente a pessoa meio sem jeito costuma dizer que conhece alguém que age da mesma forma, e eu acabo insistindo para que sejam dados mais detalhes, e na maioria das vezes a pessoa que fez a pergunta fala em serenidade, paciência, capacidade de perdoar, como também a perceptível capacidade de colocar-se no lugar da outra pessoa, isto é, de praticar a empatia.

Claro que acabo ficando lisonjeado e digo que se a visão que a pessoa tem dos Evangélicos e Católicos é essa, ou seja, uma visão edificante, então que continue pensando assim, mas falo que sou Espírita, e que da mesma forma também procuro tentar praticar a Caridade, ressaltando que também sou cheio de defeitos, porém também tentando cada dia melhorar.

Normalmente procuro responder com naturalidade, tomando cuidado com as palavras para que a pessoa não se sinta ofendida, caso não seja Espírita:

– Sou Espírita e no Espiritismo também estudamos o Evangelho de Jesus, pois o Espírita também é cristão!

Será que teria o Espírita alguma característica que o identificasse?

Em outras palavras: como reconhecer o Espírita? A partir desses questionamentos, abre-se um campo de reflexões para estudo e posicionamentos para tais questões.

O certo é que quando se age com o coração e pratica-se a Caridade em sua plenitude, normalmente os corações se irmanam, e, portanto, não devemos nos preocupar se a pessoa que pratica o Bem é Evangélica, Católica, Espírita, ou inclusive se não tem religião, entretanto desde que realmente faça o Bem, e procure aprender a dominar seus defeitos.

Já que sou Espírita, digo de coração e com imensa satisfação que estou tentando fazer a minha parte para melhorar o mundo, como tenho plena convicção que cada um dentro do seu tempo e das suas convicções também o faz.

De fato, o verdadeiro cristão deveria ser um perene otimista, já que é conhecedor das promessas de Jesus em relação à vida futura. E o Espírita, particularmente, mais ainda, pois é conhecedor das leis que regem a vida material e a espiritual, as quais acarretam consequências morais fundamentadas nos ensinamentos de Jesus.

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações." - Allan Kardec - Codificador do Espiritismo.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 19/10/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Satisfação em ser Espírita - 19/10/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.10.19

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Satisfação em ser Espírita - 19/10/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem