Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 3:59


O devotamento e a abnegação - 02/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Falar em devotamento e abnegação (agir com altruísmo; ou ainda sacrificar seus próprios interesses para satisfazer as necessidades alheias) é, ou pelo menos deveria ser, a síntese de todo cristão, pois foi isso que o nosso Amado Mestre Jesus, o Cristo, nos ensinou em seu Evangelho.

Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós, e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrarei o repouso de vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve.” (Mateus, cap. XI, v. 28, 29 e 30).

... Entretanto, Jesus coloca uma condição à sua assistência e à felicidade que promete aos aflitos; essa condição está na lei que ensina; seu jugo é a observação dessa lei; mas esse jugo é leve e essa lei é suave, uma vez que impõem por dever o amor e a Caridade.” - Espírito de Verdade, e ainda complementa:

... O devotamento e a abnegação são uma prece contínua, e encerram um ensinamento profundo; a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os espíritos sofredores compreender essa verdade, ao invés de reclamar contra as dores, os sofrimentos morais que são, neste mundo, o vosso quinhão. Tomai, fortes, porque elas resumem todos os deveres que vos impõem a Caridade e a humildade. O sentimento do dever cumprido vos dará o repouso do Espírito e a resignação. O coração bate melhor, a alma se asserena e o corpo não tem mais desfalecimento, porque o corpo sofre tanto mais quanto o espírito está mais profundamente atingido..." - Espírito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo – Cap. VI – O Cristo Consolador – Item 4.

A imprescindibilidade do esclarecimento sobre a necessidade da prática da Caridade como condição para a salvação gera um aumento natural da responsabilidade naqueles que propagam o Bem, entretanto o aumento da responsabilidade é gerado na mesma proporção da satisfação do dever cumprido.

Por isso é que se torna tão importante cada um fazer a sua parte, visando propor um mundo melhor ao levar palavras que edificam, independentemente do conceito religioso que abrace, ou seja, pouco importa se você é Católico, Evangélico, Espírita, Espiritualista, ou que pratique ou difunda qualquer outro conceito filosófico, desde que vise o Bem do próximo, ressaltando que além do amor que cada um deve externar em relação ao próximo, também é imperioso o esclarecimento, o qual produz discernimento, entretanto dentro do tempo de cada um.

Compartilho um momento breve que vivi certo tempo atrás onde um colega Evangélico sugeriu um livro com um título bastante sugestivo para ele: “Por que Deus condena o Espiritismo?

Claro que num primeiro momento fiquei surpreso, mas mesmo assim li o tal livro, e após terminar de ler o mesmo o devolvi e agradeci pela leitura.

Naquele instante o colega convidou-me para que eu visitasse a sua congregação religiosa, fato que me prontifiquei, entretanto desde que fosse num dia diferente daquele que eu costumava comparecer ao Centro Espírita, então ele meio desanimando falou que o objetivo do livro era fazer com que eu largasse o Espiritismo, e parecia que a leitura do livro havia aguçado ainda mais a minha convicção, a qual prefiro chamar de fé raciocinada. E foi exatamente isso que aconteceu, pois a quantidade de atrocidades e informações desencontradas no tal livro eram tantas que daquele dia em diante passei a ter mais cuidado ao falar sobre Espiritismo, pois nem todos entendem ou aceitam que o Espiritismo é o próprio Paracleto – O Consolador prometido por Jesus.

O fato é que li o livro que me foi sugerido, mesmo sendo sobre um tema que criticava aquilo que eu acreditava, porém saí no lucro, pois ganhei a confiança do colega que após esse dia viu no meu simples ato uma condição para poder ser tratado também como irmão.

Resumindo: devotamento e abnegação está na mesma proporção da certeza da salvação, pois são atos de Caridade.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 02/11/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O devotamento e a abnegação - 02/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.11.02

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O devotamento e a abnegação - 02/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem