Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 14:03


Lembranças de vidas passadas - 16/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



A reencarnação é um mecanismo que corrobora a lógica da evolução espiritual, e não é raro encontrar pessoas que relatam lembranças que não necessariamente sejam desta encarnação atual, ou seja, algumas pessoas chegam a dar detalhes como nome, profissão e época em que viveu em outras encarnações, inclusive alegam se lembrar de como ocorreu a morte física, ou ainda alegam que inclusive acompanharam seus velórios ou cortejos fúnebres.

Os céticos, incluindo alguns cientistas, segundos suas teorias, as lembranças que supostamente são de vidas passadas, inclusive aquelas provocadas por hipnose nas chamadas terapias de vidas passadas (vistas com cautela pelo Espiritismo), são, em sua maior parte, evidências do que pode se referenciar como simples autopersuasão (ação ou resultado de persuadir-se; convencimento próprio; autoconvicção, ou ainda capacidade de convencer-se), principalmente no chamado mundo moderno tecnológico onde há tanta informação disponível em livros, revistas, jornais, filmes, televisão, internet e outras mídias, e essa condição pode levar as pessoas que são submetidas a tais terapias, segundo tais cientistas, a esquecerem sobre como ficaram sabendo de um determinado fato, que num primeiro momento pode ser associado à vida anterior.

Entretanto, pesquisas apontam casos que podem ser uma exceção: pacientes que falam uma língua com a qual nunca tiveram contato, conforme pesquisa do Dr. Ian Stevenson, da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, que em suas obras como livros e textos em publicações científicas descrevem casos de crianças que falam fluentemente outro idioma, como também apresentam tamanha facilidade em se recordarem das suas vidas passadas com detalhes precisos, incluindo alguns casos de pessoas com marcas de nascença que teriam sido originadas por cicatrizes de existências anteriores.

Segundo o pesquisador existem casos de crianças entre dois e cinco anos que, de repente, começam a falar sobre alguma suposta vida anterior. Nas investigações, essas histórias batem com acontecimentos reais da vida de alguém que já morreu certo tempo atrás, e de quem a criança nunca poderia ter ouvido falar.

Independente de a ciência apontar ou não a existência da reencarnação, condição básica para lembrança de vidas passadas, o fato é que algumas pessoas se convertem ao Espiritismo por não encontrarem em outros conceitos religiosos, filosóficos, ou científicos explicações plausíveis que denotem lógica na argumentação das conjecturas que possam produzir discernimento naqueles que buscam algo a mais, como, por exemplo, a reencarnação como mecanismo da evolução humana.

Algumas questões e respostas em “O Livro dos Espíritos” de autoria de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo sobre o tema:

Questão LE 218.Encarnado, conserva o Espírito algum vestígio das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências anteriores?

Resposta: “Guarda vaga lembrança, que lhe dá o que se chama ideias inatas.

Questão LE 219. “Qual a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, o das línguas, do cálculo, etc.?”

Resposta: “Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas de que ela não tem consciência. Donde queres que venham tais conhecimentos? O corpo muda, o Espírito, porém, não muda, embora troque de roupagem.

Questão LE 392. “Por que perde o Espírito encarnado a lembrança do seu passado?”

Resposta: “Não pode o homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 16/11/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Lembranças de vidas passadas - 16/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.11.16

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Lembranças de vidas passadas - 16/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem