Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - Bom dia! - 10:19


Desgostos da vida - 30/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Normalmente costuma-se referenciar os desgostos da vida às situações vistas ou percebidas como sendo algo que conduza à infelicidade, ou ainda que tais situações sejam resultado de mero acaso, porém este pensamento deve ser modificado, pois como já escrito aqui nesta Coluna Espírita: “o acaso não existe”, portanto todas as circunstâncias, inclusive aquelas julgadas ruins, constituem-se nos mecanismos utilizados pela Divina Providência com o intuito de produzir crescimento ou evolução do próprio ser.

Momentos de felicidade são muitos e são fáceis de relatar, entretanto a maioria de nós ainda está preso às percepções que impedem a visualização das verdadeiras potencialidades que estão à nossa volta, e em virtude de causas básicas como esta é que se torna difícil enxergar o quanto é importante cada momento vivido, sejam aqueles momentos recheados de situações boas, mas também aqueles equivocadamente julgados ruins ou inoportunos.

Saber identificar a partir de que ponto se está sentindo os tais desgostos da vida é o que se converte em um divisor de águas para a busca da própria felicidade.

Perguntas feitas a si mesmo normalmente ajudam nessa identificação, como, por exemplo, sobre a condição de se sentir útil de alguma forma para alguém, onde talvez esta pergunta seja de difícil resposta, e caso isso aconteça surge a necessidade da aproximação do Criador, a qual pode se manifestar no sorriso de uma criança, ou ainda no aroma agradável da fragrância de uma rosa.

A ferramenta básica que facilita a aproximação do Criador é passar a agradecer ao mesmo por tudo que existe, e assim perguntas como a feita para si mesmo acima passam a serem respondidas intimamente de modo mais fácil. Muitos são os momentos que trazem felicidade e sentir-se útil na vida de alguém, por exemplo, irá produzir condições que afastam ou inibem os tais desgostos da vida, pois estou convencido cada vez mais que o sentido de uma vida é dar sentido a outra vida, e assim tornar-se natural e salutar a prática da Caridade.

Alguns podem vincular esta postura estritamente à visão Espírita, entretanto todas as correntes filosóficas ou religiosas que priorizam a evolução do ser humano irão conduzir a posturas semelhantes, principalmente aquelas que veem o Espírito como imortal.

O fato é que as chamadas circunstâncias julgadas ruins são na verdade excelentes oportunidades de redenção ou aprimoramento para uma nova possibilidade, a qual foque diretamente no crescimento rumo ao Criador.

O sensato é que devamos procurar enxergar todas as circunstâncias como sendo algo que trará algum tipo de benefício, e isso se torna mais fácil quando se aplica a gratidão, principalmente a condição de sermos gratos ao Criador, o qual permite que todos sejam felizes, pois Ele deseja a nossa felicidade, porém disponibiliza para todos os tais Mecanismos Divinos que irão fomentar a evolução Espiritual.

Em “O Livro dos Espíritos” o seu autor, Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, escreveu a seguinte questão sobre o tema:

Questão LE 943.Donde nasce o desgosto da vida, que, sem motivos plausíveis, se apodera de certos indivíduos?

Resposta: “Efeito da ociosidade, da falta de fé e, também, da saciedade.

Agradecer ao Criador por tudo então se converte em uma ferramenta poderosa.

A sugestão é que devamos agradecer por tudo, inclusive pelas coisas mais simples, como, por exemplo, agradecer pelo fato de poder ter uma refeição, pois alguns reclamam que a pia fica cheia de louça para lavar, porém esquecem-se que se as louças estão sujas é porque alguma refeição foi feita. Simples assim!

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 30/11/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Desgostos da vida - 30/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.11.30

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Desgostos da vida - 30/11/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem