Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 - Boa noite! - 18:44


Excesso de expectativa gera decepção - 21/12/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Vários são os exemplos de pessoas ou situações que ficam evidenciados os momentos em que foram depositadas expectativas em excesso.

Pode ser que você tenha dado a “maior força” para uma determinada pessoa, inclusive procurou profissionalmente sempre incluir a pessoa em questão na sua equipe de trabalho, e depois sem que houvesse nenhuma conversa prévia você acaba sabendo que agora a pessoa é sua concorrente. A sugestão é perdoar, pois nada pode mudar o que já foi feito.

Outras vezes você compartilha sua vida e suas coisas com uma determinada pessoa, inclusive seus sonhos e desejos, e sem querer acaba descobrindo que a pessoa, a qual você julgava como sendo uma pessoa que compartilharia tudo, na verdade a pessoa não compartilhou determinada informação, salientando que tal informação era julgada crucial para a realização dos seus sonhos, desejos e metas. A sugestão também é perdoar, e assim aplicar a empatia.

Muitas outras situações podem ser exemplificadas, e o fato é que boa parte das decepções que ocorrem em nossas vidas são geradas justamente porque depositamos expectativa em excesso, tanto nas pessoas, como também em determinadas situações ou circunstâncias.

Essa condição ou situação é até aceitável, isto é, criar expectativas em relação a quaisquer pessoas com suas ações ou posturas, sejam essas pessoas da família, do ambiente de trabalho, entre aqueles que julgávamos que fossem amigos, ou ainda entre aqueles que escolhemos para serem nossos “amores conjugais”, entretanto o excesso acaba prejudicando, principalmente quando “achávamos que tínhamos a certeza” de que as coisas ocorreriam exatamente do jeito que a gente pensava ou desejava.

Aí está o ponto chave para solucionar as crises que são geradas, pois as decepções deixam a gente para baixo e muitas vezes nos sentimos desmotivados até de voltar a acreditar nas pessoas.

Portanto, evitar gerar excesso de expectativa em relação às pessoas e às situações ou circunstâncias é a “saída” psicológica para não ser gerada a tal decepção.

Para que a solução venha o mais breve possível o sensato ou recomendado é gerar perspectiva e não expectativa, pois enquanto a última gera em nós o pensamento ou ideia de que as coisas aconteçam do jeito que a gente quer, a perspectiva nos sintoniza no sentido de que as coisas ou situações aconteçam sendo respeitados os limites, as condições e as posturas do outro, pois dessa forma é mais fácil entender ou praticar a empatia, a qual é entendida como a capacidade de se colocar no lugar do outro.

"Ama o impossível, porque é o único que te não pode decepcionar." - Vergílio Ferreira, escritor português.

"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos." - Confúcio, filósofo chinês.

Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.” - Clarice Lispector, escritora brasileira.

"Talvez as pessoas não me decepcionam. Talvez o problema seja eu, que espero muito delas." - Bob Marley, músico jamaicano.

"Dê a quem precisa, não espere de quem não tem. Isto te dará felicidade e te privará de decepções." - Augusto Branco, poeta brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 21/12/2013.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Excesso de expectativa gera decepção - 21/12/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2013.12.21

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Excesso de expectativa gera decepção - 21/12/2013 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem