Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - Bom dia! - 10:41


Ser o primeiro a agir em prol da evolução espiritual - 01/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Ser o primeiro a fazer determinada coisa faz com que seja aumentada de forma natural a responsabilidade daquele que age em prol de um bem maior.

Entretanto, essa mesma responsabilidade carrega no seu âmago a satisfação de poder colaborar em prol da evolução de determinada coisa, como, por exemplo, a evolução espiritual da humanidade.

O fascinante e curioso ao mesmo tempo é que o prazer torna-se incomensurável quando as próprias ações foram ou se converteram em fatores determinantes para se atingir um objetivo específico, o qual vislumbre as potencialidades positivas da condição de ser e de se sentir um verdadeiro humano.

Ser o primeiro a fazer algo conduz diretamente à vanguarda, a qual é entendida na acepção deste Artigo Espírita como a ocorrência de propostas e ideias novas, as quais são julgadas ou classificadas como avançadas, caracterizando inclusive a renovação das ideias, dos costumes e das tendências do comportamento humano.

Se pararmos para analisar friamente iremos perceber que a Reforma Íntima, tão difundida pelo Espiritismo, torna-se fator fundamental para se atingir a evolução espiritual, até por que todo religioso sabe que é necessário reformar-se, pois compreende que a bondade, a gentileza e tantos outros preceitos do verdadeiro cristão geram mecanismos para se atingir o seu mais nobre objetivo: a reforma moral da criatura.

Só para enfatizar, basta deixar claro que a Reforma Íntima traz em sua síntese essa tendência ou necessidade de se transformar em uma pessoa melhor para assim se atingir mais facilmente ou de forma menos dolorosa a tão sonhada evolução espiritual, a qual de modo inexorável irá atingir a todos, independente de sexo, credo, raça ou religião, inclusive aqueles sem religião, ou ainda aqueles que não acreditam em Deus: os ateus.

Em oportunidades anteriores já foi citado, mas é bom relembrar que a dificuldade de praticar a Reforma Íntima reside no orgulho, na soberba, na vaidade e em tantos outros defeitos morais que contrariam os ensinamentos do Mestre Jesus.

Entretanto, a descoberta da necessidade de "ver" e de corrigir os erros praticados converte-se em um passo importante, pois conduz o indivíduo à reforma interior, tão essencial ao aprimoramento do ser. E mais: é certo que a maioria que estuda atentamente os livros Espíritas, a partir da Codificação de Allan Kardec, que representa a base do Espiritismo, sente a necessidade de melhor se conhecer e pôr em prática a Reforma Íntima.

Ser o primeiro a pedir desculpas é antes de tudo um ato de coragem, pois nem todos estão dispostos a querer se humilhar, entretanto, ao agir assim irá trazer paz interior, mesmo que o erro, ou melhor, mesmo que a postura equivocada não seja daquele que primeiro pediu desculpas.

Ser o primeiro a perdoar mostra fortaleza de ideias e pensamentos, e quando isso ocorre as portas das oportunidades redentoras são abertas para a facilitação da boa convivência.

Ser o primeiro a esquecer de algo ruim que tenha causado dano torna a pessoa mais feliz, pois a mesma estará livre das amarras do ódio, da angústia e da depressão.

"O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte. E o primeiro a esquecer de algo ruim é o mais feliz." - Autor desconhecido.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 01/03/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Ser o primeiro a agir em prol da evolução espiritual - 01/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.03.01

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Ser o primeiro a agir em prol da evolução espiritual - 01/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem